Notícias > Defesa de Relatório de Graduação em Geofísica - DÉBORA EVERLY - 30/11/2017 - 14h - Auditório Dep. de Geofísica (1º Andar Prédio REUNI)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Curso de Graduação em Geofísica


DEFESA DE RELATÓRIO DE GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA (GEF0161)

 


Título: 

Processamento de Dado Sísmico Hidroacústico de Alta Resolução: caso da região de Macau-RN


Autora:  Débora Everly de Alcântara Barbosa


Resumo:


A sísmica de reflexão de alta resolução é um dos métodos geofísicos mais importantes, não só para a indústria do petróleo, mas também em outras áreas, como engenharia e oceanografia. Esse método vem sendo largamente empregado nessas últimas duas áreas por trabalhar com altas frequências, investigando estruturas e camadas em pequenas profundidades com maior resolução. Como a maioria dos métodos geofísicos, esse método se divide em três etapas: aquisição, processamento e interpretação. Este trabalho tem o foco na etapa processamento de dados sísmicos de alta resolução. Para alcançar esse objetivo, um dado sísmico real 2-D monocanal foi processado aplicando um fluxo de processamento convencional a fim de obter uma  imagem representativa do arcabouço geológico da área. Utilizando o perfilador de subfundo do tipo chirp, o dado foi obtido no estuário do rio Açu-Piranhas, localizado no município de Macau, Rio Grande do Norte. Para o processamento, dois softwares foram utilizados: ProMax e ReflexWin. O fluxo de processamento seguiu as etapas: conversão do dado para os ambientes dos softwares, carregamento de geometria, tratamento de amplitude (correção da divergência esférica), ganhos específicos, deconvolução spiking, migração e filtros e ganhos. Entre essas etapas foi preciso fazer análises espectrais e de velocidade. Realizaram-se diversos testes para cada etapa do fluxo de processamento, a fim de estabelecer uma melhor comparação. Ao final, o processamento aplicado ao dado revelou-se eficiente, evidenciando-se a partir da comparação entre os dados bruto e final.

 

Palavras-chave:


sísmica de reflexão monocanal, alta resolução, processamento sísmico.

 

Banca Examinadora:


Prof. Dr. Carlos César Nascimento da Silva (DGEF/UFRN) – Orientador

Profa. Dra. Rosângela Correa Maciel (DGEF/UFRN)

Prof. Dr. Flávio Lemos de Santana (DGEF/UFRN)

 

 

Data: 30 de novembro de 2017       Horário: 14h00


Local: Auditório do Departamento de Geofísica - 1º Andar (Prédio REUNI)


Notícia cadastrada em 28/11/2017 09:10  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao