Notícias > Defesa de Relatório de Graduação em Geofísica - ÙRSULA MARTIN - 31/10/2017 - 09h00 - Auditório Dep. de Geofísica (1º Andar Prédio REUNI)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Coordenação do Curso de Graduação em Geofísica


DEFESA DE RELATÓRIO DE GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA (GEF0161)




Título:  IMAGEAMENTO ACÚSTICO DA PLATAFORMA INTERNA ADJACENTE À PRAIA DE PONTA NEGRA, NATAL-RN



Autora: : Úrsula Martin Damasceno


Resumo:


Neste trabalho foram utilizados dados de sonar na área da plataforma interna adjacente à praia de Ponta Negra, em Natal-RN. Seu objetivo consiste em contribuir para o projeto SOS Ponta Negra através de um mapeamento da distribuição e da morfologia dos diferentes tipos de fundos relacionados à cobertura dos sedimentos e fornecer uma interpretação de processos físicos e sedimentares relacionados com essa região. Os dados foram disponibilizados pelo Laboratório de Geologia e Geofísica Marinha e Monitoramento Ambiental (GGEMMA/PPGG/UFRN) . Realizou-se o processamento de dados acústicos adquiridos em uma área de 31 km², a aproximadamente 3 km da orla, com o ecobatímetro multi-feixe Seabat 8124, da marca REASON, utilizando o software SonarWiz. As interpretações foram feitas a partir de três escalas diferentes: regional, local, e em detalhes. Na primeira, os resultados revelaram a existência de dois padrões de backscatter associados à morfologia e concentração de heterogeneidades que, ao serem comparadas com a imagem de LANDSAT 8 ETM+, se encontravam dispostas em cima de dunas gigantes longitudinais à costa. Em escala local, verificou-se que estas heterogeneidades eram, em sua maioria, dunas transversais ao fluxo. E, por último, em escala de detalhes foram observados 4 padrões acústicos associados a 2 texturas diferentes, associados à natureza dos sedimentos distribuídos na região. As análises revelaram que alguns processos geomorfológicos na área estudada se assemelham com aqueles do setor setentrional da plataforma do Rio Grande do Norte.

 

Palavras-chave: ecobatimetria, retroespalhamento, plataforma continental, Ponta Negra

 

 

Banca Examinadora: 


Prof. Dr. Moab Praxedes Gomes (DG/UFRN) – Orientador

Profa. Dra. Helenice Vital (DG/UFRN)

rof. Dr. Josibel Gomes de Oliveira Junior (DGEF/UFRN)



 Data: 31 de outubro de 2017       Horário: 09h00


Local: Auditório do Departamento de Geofísica - 1º Andar (Prédio REUNI)


 


Notícia cadastrada em 30/10/2017 15:07  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao