A acessibilidade na escola numa perspectiva do desenho universal para aprendizagem deve encontrar-se integrado à proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas das pessoas público da Educação Especial e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas dos estados e municípios. A partir da consideração acerca da necessidade de formação continuada dos professores do estado do Rio Grande do Norte que atuam em sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado, propõe-se o Curso “Educação Especial, Inclusão e Aprendizagens na escola comum: acessibilidade na perspectiva do desenho universal”, o qual mostra-se fundamentalmente necessário para manter atualizado o diálogo entre a teoria e a prática, bem como estabelecer relação dialógica com os docentes que realizam o serviço de Atendimento Educacional Especializado e aqueles que atuam em sala comum, sobre inclusão escolar de estudantes público da Educação Especial. Com isso, busca-se preparar e formar os educadores por meio de cursos de formação continuada, favorecendo reflexões e experiências que contribuam para o desenvolvimento de saberes da docência que primem pelo fazer pensar sobre a própria realidade dos contextos escolares nos quais estejam inseridos, sendo isso um fator chave na promoção de escolas cada vez mais inclusivas.
O Curso será realizado na modalidade a distância com encontros semanais, ao vivo, transmitido via canal do YOUTUBE do Centro de Educação/UFRN. Cada encontro terá duração de 3h aula e contará com a participação do professor formador, coordenação do curso tradutores e interpretes e tutores na mediação com os cursistas. O acompanhamento do conteúdo será realizado pelo moodle na plataforma do AVAPROEX, totalizando 8 módulos de aula, dividido em 2 eixos. O curso contará ainda com uma aula inalgural e uma aula de encerramento do curso, ambas transmitidas pelo canal do Centro de Educação no Youtube.
A seguir detalhamento das aulas:
Aula Inaugural: A escola enquanto espaço de direito, diversidade e Cidadania (5h/a) (Período de realização: 30/07/24)
1. Políticas Públicas Educacionais na perspectiva inclusiva (20h/a) (Período de realização: 15/08 a 28/08)
Eixo 2: Prática Pedagógica acessível na perspectiva do desenho universal
2. Concepções de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência no contexto inclusivo (20h/a) (Período de realização: 29/08 a 11/09)
Aula de Encerramento (5h/a) (Período de realização: 05/12/24)
Estudantes da UFRN
Professores da educação básica atuantes com estudantes público da Educação Especial
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