Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA APOIADA NA AGROECOLOGIA E NA ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ano: 2024 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 55
Período do Curso: 20/05/2024 a 30/08/2024
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Outra
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL - DESSO Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: SÃO LUÍS - MA
JOÃO PESSOA - PB
MANAUS - AM
CASTANHAL - PA
NATAL - RN
FORTALEZA - CE
BRASÍLIA - DF
RECIFE - PE
ARACAJU - SE
Espaços de Realização: UEMA
UFPB
EMBRAPA OCIDENTAL
IFPA
CAMPUS CENTRAL UFRN
UFCE
UNB
UFRPE
UFS
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Remoto Tipo do Curso: CAPACITAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 40 Quantidade de Vagas: 60
Responsável pela Ação: ROBERTO MARINHO ALVES DA SILVA
E-mail do Responsável: roberto.alves@ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 99612-7696
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91828952

Resumo

A promoção da agricultura urbana e periurbana (AUP) vem se constituindo como uma das estratégias para enfrentamento do grave problema alimentar e nutricional nos grandes centros urbanos no mundo e no Brasil. Nesse contexto, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem realizando projetos de ensino, pesquisa e extensão buscando contribuir na expansão e consolidação da AUP, mobilizando o potencial da instituição em parceria com órgãos governamentais e com organizações da sociedade civil no desenvolvimento de tecnologias sociais. Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) e uma rede de pesquisadoras e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, a UFRN está desenvolvendo um projeto de AUP apoiada na agroecologia e na economia popular solidária com abrangência em 09 (nove) Unidades da Federação (AM, PA, MA, CE, RN, PB, PE, SE e DF) para implantação de 22 (vinte e dois) projetos de horticultura comunitária, na promoção de sistemas alimentares agroecológicos orientados para melhorar o consumo de alimentos saudáveis e o enfrentamento às vulnerabilidades sociais.  Dessa forma, o presente projeto de Curso de Extensão tem por objetivo contribuir na formação de pesquisadoras/es extensionistas, de discentes bolsistas de pesquisa e extensão universitária, de gestores governamentais e agentes sociais que desenvolvem projetos de horticultura comunitária apoiados na agroecologia e na economia solidária em áreas urbanas e periurbanas. Em formato de módulos      em modo remoto, serão desenvolvidos conteúdos introdutórios com noções básicas relativas aos eixos estratégicos do Projeto: mapeamento colaborativo e georreferenciamento de iniciativas de AUP; sistemas de produção sustentável em AUP apoiados na agroecologia; segurança alimentar e nutricional com noções de alimentação e nutrição e preparo e aproveitamento de alimentos oriundos da horticultura em AUP; e introdução às concepções e metodologia da educação popular para organização comunitária e promoção da economia solidária. Além de serem realizadas atividades síncronas, permitindo diálogos e contextualização com a diversidade espacial e cultural onde se desenvolverá os projetos, as oficinas ficarão disponíveis ao acesso público no repositório da UFRN.


Programação

O Curso de Extensão será realizado em modo remoto, em formato de módulos     , possibilitando a interação e intercâmbio de conhecimentos entre os participantes. Além de serem realizadas atividades síncronas, permitindo diálogos e contextualização com a diversidade espacial e cultural onde se desenvolverá os projetos, os módulos ficarão disponíveis ao acesso público no repositório da UFRN.

Serão desenvolvidos conteúdos introdutórios com noções básicas relativas aos seguintes eixos estratégicos do Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana apoiada na agroecologia e na economia popular solidária:

a.      mapeamento colaborativo e georreferenciamento de iniciativas de AUP;

b.      sistemas de produção sustentável em AUP apoiados na agroecologia;

c.       segurança alimentar e nutricional com noções de alimentação e nutrição e preparo e aproveitamento de alimentos oriundos da horticultura em AUP; e

d.      concepções e metodologia da educação popular para organização comunitária e promoção da economia solidária.

Esses eixos foram organizados em formatos de módulos conforme os Planos Pedagógicos detalhados a seguir.

Planos de Módulos Detalhados

MÓDULO 1 – Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana Apoiada na Agroecologia e na Economia Solidária

Carga Horária

2 Horas/aula

Professores Mediadores

Ms. Regilane Fernandes (MDA), Prof. Dr. Celso Donizete Locatel (UFRN) e Prof. Dr. Roberto Marinho Alves da Silva (UFRN)

Conteúdo Programático

1.       Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana.

2.       Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana Apoiado na Agroecologia e na Economia Solidária.

3.       Percurso formativo do Curso de Extensão para suporte às ações do projeto.

Objetivo

Situar os participantes na proposta de itinerário formativo a partir da compreensão das concepções de agricultura urbana e periurbana em uma abordagem sócio-histórica de iniciativas populares, das proposições das organizações e movimentos sociais e da internalização da demanda pelo Estado brasileiro, na constituição do Programa Nacional e do Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana Apoiado na Agroecologia e na Economia Solidária.

Metodologia

Exposições dialogadas com base em leituras prévias de materiais didáticos e documentais previamente indicados e disponibilizados para essa atividade.

---------------

MÓDULO 2 – Identificação das iniciativas de agricultura urbana e periurbana a partir do Google Earth

Carga Horária

3 Horas/Aula

Professores Mediadores

Prof. Dr. Leandro de Castro Lima (IFCE), Prof. Dr. Celso Locatel (UFRN), Prof. Dr. Elias Jacob.

Conteúdo Programático

1.       Definição conceitual de agricultura urbana      e periurban     a.

2.       Mapeamento colaborativo. 

3.       A análise espacial para identificação de áreas da agricultura urbana e periurbana.

4.       Conhecendo o software Google Earth e suas ferramentas.

5.       Passo-a-passo para a identificação das áreas e a criação de dados vetoriais;

6.       Organização, representação e disponibilização dos dados vetoriais.

Objetivo

Fomentar o mapeamento colaborativo, com o uso de ferramentas geoespaciais, a partir da vetorização das iniciativas de agricultura urbana e periurbana nas áreas envolvidas no projeto, a fim de constituirmos um banco de dados georreferenciado.

Metodologia

Momento expositivo e dialogado de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, articulando interativamente os elementos empíricos do software “Google Earth” e conceituais da vetorização e a análise espacial das práticas agrícolas locais.

---------------

MÓDULO 3 – Introdução aos aspectos de sustentabilidade em sistemas de produção de hortas comunitárias

Carga Horária

4 Horas/Aula em dois momentos síncronos    

Professor Mediador

Prof. Dr. Deusimar Freire Brasil

Conteúdo Programático

1.       Uso sustentável da água na horticultura: importância e fontes de água.

2.       Canteiro Econômico: sistema de produção com sustentabilidade hídrica.

3.       Sistemas de produção de hortaliças com foco no uso de efluentes hídricos: Sistema Integrado para Produção de Alimentos (Sisteminha da Embrapa) e Circuito Produtivo Agroecológico (CIPA).

4.       Planilhas com projeção de cenários produtivos e econômicos.

Objetivo

Estabelecer, de forma participativa e dialógica, um referencial de sustentabilidade na horticultura, a partir de um contexto analítico diverso, com foco central na utilização da água e efluentes, em sistemas interativos de produção de hortaliças.

Metodologia

As estratégias didáticas a serem utilizadas priorizarão: (a) Aprendizagem baseada em problemas e na pesquisa de possibilidades de projetos produtivos sustentáveis na horticultura; (b) Tempestade cerebral; (c) Estudo dirigido com aprendizagem baseada em equipes de estudos coletivos; (d) elaboração de mapas conceituais e portfólios. As atividades remotas poderão ser síncronas e assíncronas, com alternância em acordo com a evolução do conhecimento consensualizado. As atividades assíncronas serão conduzidas a partir de tarefas off-line. As síncronas serão conduzidas na plataforma Google Meet.

---------------

MÓDULO 4 – Noções básicas de manejo agroecológico do Solo: enfoque para hortas agroecológicas comunitárias em áreas urbanas e periurbanas

Carga Horária

2 Horas/aula

Professor Mediador

Prof. Dr. Gualter Guenther

Conteúdo Programático

1.       Como realizar o manejo agroecológico do solo?

a.       Importância do solo;

b.      princípios fundamentais do manejo agroecológico do solo;

c.       práticas de manejo agroecológico do solo: adubação verde; cobertura morta e proteção do solo; rotação e sucessão de culturas; adubação em cultivos orgânicos ou em transição agroecológica; preparo e uso de bioinsumos;

d.      tratos culturais para espécies alimentícias estratégicas.

Objetivo

Introduzir conceitos fundamentais sobre o manejo agroecológico do solo, especificamente direcionados a facilitadores que atuam com hortas comunitárias em áreas urbanas e periurbanas.

Metodologia

O módulo      será ministrado      com aulas expositivas utilizando tecnologias disponíveis para oferecer uma experiência de aprendizado remota e interativa. Para garantir uma compreensão abrangente dos tópicos abordados e maximizar o aproveitamento do curso, é fundamental que os participantes dediquem tempo à leitura prévia do material desenvolvido para este programa “Nutrindo comunidades: manual para hortas urbanas agroecológicas”.

---------------

MÓDULO 5 – Noções básicas de manejo de resíduos orgânicos por meio da compostagem: enfoque para hortas agroecológicas comunitárias em áreas urbanas e periurbanas

Carga Horária

2 Horas/aula

Professor Mediador

Prof. Dr. Gualter Guenther

Conteúdo Programático

1.       Como realizar o manejo de resíduos orgânicos por meio da compostagem?

a.       Compostagem: tipos, fases e fatores que influenciam na compostagem;

b.      o que pode e o que não pode ser compostado;

c.       possíveis problemas e soluções na compostagem;

d.      como começar a montagem da leira ou pilha de compostagem; manejo da leira de compostagem;

e.      como usar o composto orgânico.

Objetivo

Introduzir conceitos fundamentais sobre o manejo de resíduos orgânicos com ênfase no processo de compostagem, direcionados a facilitadores que atuam com hortas comunitárias em áreas urbanas e periurbanas.

Metodologia

O módulo      será ministrado      com aulas expositivas utilizando tecnologias disponíveis para oferecer uma experiência de aprendizado remota e interativa. Para garantir uma compreensão abrangente dos tópicos abordados e maximizar o aproveitamento do curso, é fundamental que os participantes dediquem tempo à leitura prévia do material desenvolvido para este programa “Nutrindo comunidades: manual para hortas urbanas agroecológicas”.

---------------

MÓDULO 6 – Noções básicas sobre alimentação e nutrição para facilitadores de projeto hortas comunitárias nos contextos urbanos e periurbanos

Carga Horária

2 Horas/aula

Professor Mediador

Profa. Dra. Michelle Cristine Medeiros Jacob (UFRN)

Conteúdo Programático

1.       Relevância de projetos de horta na promoção de práticas alimentares saudáveis.

2.       Introdução aos nutrientes e compostos bioativos: uma visão geral.

3.       Orientações para uma alimentação saudável:

a.       nível de processamento dos alimentos;

b.      diversidade dos grupos alimentares;

c.       importância da biodiversidade alimentar.

4.       Aspectos nutricionais de plantas estratégicas com foco em plantas convencionais e suas variedades, além de plantas não convencionais.

Objetivo

Introduzir conceitos fundamentais sobre alimentação e nutrição, especificamente direcionados a facilitadores que atuam com hortas comunitárias, tanto em ambientes urbanos quanto periurbanos.

Metodologia

O módulo      será ministrado      com aulas expositivas utilizando tecnologias disponíveis para oferecer uma experiência de aprendizado remota e interativa. Para garantir uma compreensão abrangente dos tópicos abordados e maximizar o aproveitamento do curso, é fundamental que os participantes dediquem tempo à leitura prévia do material desenvolvido para este programa “Nutrindo comunidades: manual para hortas urbanas agroecológicas”.

---------------

MÓDULO 7 - Noções básicas sobre preparo e aproveitamento de alimentos para facilitadores de projetos de hortas comunitárias nos contextos urbanos e periurbanos

Carga Horária

2 Horas/aula

Professor Mediador

Prof. Dr. Tarcísio Augusto Gonçalves Júnior (UFRN)

Conteúdo Programático

1.       Boas práticas de manipulação de alimentos.

2.       Técnicas de conservação de alimentos oriundos de hortas.

3.       Variedade, perda e desperdício de alimentos.

4.       Orientações básicas para obtenção de melhores resultados em produções culinárias.

Objetivo

Apresentar conceitos fundamentais sobre preparo e aproveitamento de alimentos, especificamente direcionados a facilitadores que atuam com hortas comunitárias, tanto em ambientes urbanos quanto periurbanos.

Metodologia

O módulo      será ministrado      com aulas expositivas utilizando tecnologias disponíveis para oferecer uma experiência de aprendizado remota e interativa. Para garantir uma compreensão abrangente dos tópicos abordados e maximizar o aproveitamento do curso, é fundamental que os participantes dediquem tempo à leitura prévia do material desenvolvido para este programa “Nutrindo comunidades: manual para hortas urbanas agroecológicas”.

---------------

MÓDULO 8 - Introdução às concepções e metodologia da educação popular em processos de organização comunitária e economia solidária na agricultura urbana e periurbana

Carga Horária

4 Horas/aula

Professores Mediadores

Profa. Dra. Ilena Felipe Barros (UFRN) e Prof. Dr. Roberto Marinho Alves da Silva (UFRN)

Conteúdo Programático

Módulo I – Educação Popular, organização comunitária e diversidade humana: o trabalho de base na Agricultura Urbana e Periurbana.

1.       Organização comunitária com trabalho de base orientado pela e para a autonomia.

2.       Metodologia da Educação Popular e construção de identidades coletivas mediadas pela convivência territorial.

3.       Diversidade humana e relações sociais de gênero (mulheres, LGBTQIA+), raça, etnia, pessoa com deficiência, povos indígenas nos fundamentos e práticas agroecológicas.

Módulo II – Introdução à Economia Popular Solidária no contexto da Agricultura Urbana e Periurbana.

1.       Fundamentos da Economia Popular Solidária: cooperação, relações de reciprocidade e autogestão.

2.       Tecnologias sociais e intensificação produtiva orientada para valorização do trabalho associado.;

3.       Processos, práticas e princípios de consumo ético e responsável, comercialização justa e solidária e de finanças solidárias.

Objetivos

1.       Possibilitar o debate sobre a organização comunitária, mediada pela metodologia da educação popular, para desenvolver o trabalho de base nas comunidades onde serão implantadas as hortas comunitárias.

2.       Debater os conceitos básicos de diversidade humana e relações desiguais de gênero, de raça, etnia e território na construção de estratégias de intervenção comunitária.

3.       Favorecer a apreensão dos fundamentos da economia popular solidária de cooperação, reciprocidade e autogestão.

4.       Identificar e caracterizar práticas de produção, distribuição, consumo e finanças orientadas pelos princípios e valores da economia solidária.

Metodologia

Orientada pelos fundamentos, princípios e práticas da educação popular, adaptada para o ensino remoto, privilegiando a participação e interação com as/os participantes. Serão utilizados recursos audiovisuais e de sensibilização, como poesias, músicas, vídeos de curta duração; dinâmicas de nuvens de palavras e de exposição dialogada seguida de debates.

 

No desenvolvimento dos conteúdos serão priorizadas estratégias didático-pedagógicas de ensino-aprendizagem, baseadas em identificação de problemas e na realização de pesquisas sobre possibilidades de resolução dos mesmos em projetos produtivos sustentáveis na horticultura. As atividades remotas serão síncronas e assíncronas, com alternância em acordo com a evolução de conhecimentos que sejam consensuais, sendo as atividades assíncronas conduzidas a partir de tarefas off-line.

Serão utilizadas técnicas de exposição dialogada, tempestade cerebral, estudos dirigidos com aprendizagem baseada em equipes de trabalho, de elaboração de mapas conceituais e portfólios, de experimentações de sistemas informatizados de mapeamento e georreferenciamento, entre outras. Serão utilizados também recursos audiovisuais e de sensibilização, como poesias, músicas, vídeos de curta duração, dinâmicas de nuvens de palavras e de exposição dialogada seguida de debates. Para garantir uma compreensão abrangente dos tópicos abordados e maximizar o aproveitamento do curso, os participantes do curso serão motivados a realizar a leitura prévia de material especialmente desenvolvido na UFRN para o Projeto: “Nutrindo comunidades: manual para hortas urbanas agroecológicas”.

As condições e recursos didáticos a serem utilizados nas oficinas se referem ao acesso à internet com boa qualidade para transmissões on line, bem como a disponibilidade de meios digitais de textos, planilhas, vídeos, entre outros. Para os participantes, exige-se recursos e competências digitais, tais como acesso a computador (desktop ou notebook), smartphone, tablet ou outro equipamento que possibilite acesso à internet e visualização de arquivos em formato de Word, Excel, PowerPoint e Vídeos.

As avaliações serão realizadas em cada módulo, considerando a frequência dos inscritos e os procedimentos adequados de verificação da aprendizagem.

 

4. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

O desenvolvimento dos conteúdos está previsto no cronograma a seguir.

Módulo

Tema

Carga Horária

Data e Horário

1

Apresentação do Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana Apoiada na Agroecologia e na Economia Solidária

02

27/5 - 19:00 às 21:00 hs      

2

Identificação das iniciativas de agricultura urbana e periurbana a partir do Google Earth

03

     28/5 - 16:00 às 19:00 hs           

3

Introdução aos aspectos de sustentabilidade em sistemas de produção de hortas comunitárias

04

30 e 31/5 -  16:00 às 18:00

4

Noções básicas de manejo agroecológico do solo: enfoque para hortas agroecológicas comunitárias em áreas urbanas e periurbanas

02

03/6 - 16:00 às 18:00 hs      

5

Noções básicas de manejo de resíduos orgânicos por meio da compostagem: enfoque para hortas agroecológicas comunitárias em áreas urbanas e periurbanas

02

04/06 - 16:00 às 18:00 hs      

6

Noções básicas sobre alimentação e nutrição para facilitadores de projetos de hortas comunitárias nos contextos urbanos e periurbanos

02

10/06 - 13:30 às 15:30 hs

7

Noções básicas sobre preparo e aproveitamento de alimentos para facilitadores de projetos de hortas comunitárias nos contextos urbanos e periurbanos

02

11/6 - 16:00 às 18:00 hs

8

Introdução às concepções e metodologia da educação popular em processos de organização comunitária e economia solidária na agricultura urbana e periurbana

05

17 e 18/6 - 16:00 às 19:00

Carga horária total de atividades síncronas

22 hs

Carga horária de atividades assíncronas

18 hs

Total da Carga horária

40 hs

 

Os módulos serão gravados e ficarão disponívies para formação continuada de demais participantes do Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana.


Públicos Alvo

Interno:

Docentes e discentes envolvidos no Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana


Externo:

Pesquisadores, discentes bolsistas, gestores públicos e agentes sociais que atuam no Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana



Membros da Equipe

  TARCISIO AUGUSTO GONCALVES JUNIOR
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  HELENICE ALEXSANDRA FERREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JOAO BATISTA DE LIMA MARTINS NETO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  LEANDRO DE CASTRO LIMA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  NATALIA DOS SANTOS LUCENA NETA
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)
  CELSO DONIZETE LOCATEL
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  DEUSIMAR FREIRE BRASIL
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  GUALTER GUENTHER COSTA DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  MARIA EDUARDA SANTOS SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ROBERTO MARINHO ALVES DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ILENA FELIPE BARROS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ELAINE MICHELLE DA SILVA LIMA
Categoria: SERVIDOR
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR

  MICHELLE CRISTINE MEDEIROS JACOB
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  ELIAS JACOB DE MENEZES NETO
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE


Ações das quais faz parte

2025 - Agricultura urbana e periurbana apoiada na agroecologia e na economia solidária


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.19.6_1