Anualmente, toneladas de nutrientes são jogadas na natureza causando danos ambientais. Esses nutrientes poderiam ser reinseridos na cadeia de produção de alimentos e voltar ao prato por meio do cultivo de plantas alimentícias. Grande parte desses nutrientes estão presentes nos restos de alimentos. Vale salientar que esses restos geram grande passivo ambiental quando descartados junto ao lixo doméstico, não tendo a destinação correta. Resíduos de alimentos são produzidos em todos os locais onde é praticada a alimentação e nutrição de pessoas, seja no ambiente doméstico ou em Unidades de Nutrição e Alimentação Coletiva (UANs). As UANs devem receber atenção especial em relação a essa temática, uma vez que por mais que seja conduzida por profissionais capacitados que controlam todos os parâmetros para que o desperdício seja minimizado, a quantidade de alimentos processados é alta, consequentemente a de resíduos também será. A compostagem é a técnica mais democrática de processamento de resíduos orgânicos, devido ao seu baixo custo de implantação e manejo simples, podendo ser adotada em escalas desde a compostagem doméstica até em escala industrial. Nesse contexto, a fase II deste projeto visa manter a compostagem de parte dos resíduos orgânicos oriundos do restaurante universitário (RU) da UFRN, aprimorando os processos e cada vez mais capacitando os profissionais que trabalham na unidade e no LabNutrir. O conhecimento acumulado nessa fase continuará sendo repassado às escolas parceiras de ensino básico da rede pública, que implantaram o processo de compostagem dos resíduos da merenda escolar. Muitos dos problemas que surgiram na condução da compostagem nos espaços escolares na fase I do projeto, serão abordados e desenvolvidas soluções que serão aplicadas nos espaços escolares. Nessa fase do projeto também haverá a implantação da compostagem em novas escolas que queiram trabalhar a compostagem em seu espaço. A experiência também continuará sendo apresentada a profissionais que trabalham com alimentação coletiva que desejem dar destino sustentável aos resíduos orgânicos da atividade, além de agricultores urbanos e periurbanos, que desejem adotar a compostagem como gerador de adubo para sua atividade.
Estudantes de diversas áreas do conhecimento e outros membros da comunidade acadêmica, com interesse em conhecer e desenvolver estratégias de destinação sustentável para resíduos orgânicos de cozinhas domésticas e de alimentação coletiva.
Escolas de educação básica da rede pública de ensino, profissionais que trabalham com alimentação coletiva, agricultores urbanos e periurbanos, além de pessoas interessadas em adotar a compostagem dos restos de alimentos.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.19.6_1