RESUMO
Esta é a terceira edição do Simpósio Potiguar de Cronobiologia e Sono, que será realizado pela primeira vez em Caicó-RN, dará continuidade à primeira edição realizada em 2017 no município de Santa Cruz sob a coordenação dos docentes do “Grupo de Pesquisa Ritmos Biológicos e Medicina do Sono” e à segunda edição realizada em 2018 sob a coordenação da Base de pesquisa "Laboratório de Cronobiologia" da UFRN em conjunto com o Programa de Pós-graduação em Psicobiologia.
Neste ano, o Simpósio amplia a área de abrangência para a região do Seridó, como forma de atender às demandas específicas da formação em saúde em cidades distantes das capitais dos Estados.
O Simpósio se propõe a discutir e divulgar pesquisas e práticas profissionais em Cronobiologia e Sono desenvolvidas por diferentes grupos do RN e do Nordeste, contribuindo para a integração e consolidação das cooperações em pesquisa no estado e na região, assim como para o estabelecimento de novas cooperações. Além disso, este espaço de discussão científica promove a divulgação da Cronobiologia favorecendo a aplicação de seus princípios por parte de profissionais da área de ciências biológicas, psicologia, saúde e educação.
PROBLEMáTICA E JUSTIFICATIVA
As mudanças no mundo do trabalho, no estilo de vida, acelerados pela globalização, com aumento no acesso a bens e consumo, em especial a eletricidade, a urbanização crescente, o maior tempo de iluminação no período noturno, de forma complexa e interligada, têm afetado a regulação dos ritmos biológicos, dentre estes destacamos o ciclo sono e vigília. Suas consequências afetam, desde o recém-nascido, que necessita ficar em unidade de terapia intensiva, postergando sua inserção no meio claro e escuro do ambiente doméstico, além das interações sociais que se desenvolvem dentro do ambiente familiar, até os adolescentes (com exposição excessiva a eletrônicos e menor quantidade/qualidade de sono), em adultos (especialmente os trabalhadores em turnos), e nos idosos (cujo processo de envelhecimento altera o relógio interno) (Bueno, Menna-Barreto, 2016).
O número de indivíduos acometidos por distúrbios do sono é alarmante, sendo reconhecido como um grande problema de saúde pública atual, tanto no âmbito nacional (Neves et al., 2013) como internacional (Azad et al., 2015). Esta insuficiência de sono está associada a acidentes de carros, erros médicos e outros erros ocupacionais (Institute of Medicine, 2006). Bem como, relacionam-se a distúrbios psiquiátricos e absenteísmo no trabalho (Müller e Guimarães, 2007). Além disso, indivíduos que sofrem de privação de sono estão mais propensos a desenvolver ou agravar doenças crônicas como hipertensão, diabetes, depressão, obesidade e problemas cardiovasculares (Institute of Medicine, 2006). Ademais, a irregularidade do padrão do sono, com desrespeito crônico, altera o desempenho de habilidades cognitivas, tais como memória, raciocínio lógico, capacidade de realizar cálculos e tomada de decisões.
Estudos descrevem que jovens adultos, especialmente estudantes universitários, estão em risco de insuficiência crônica de sono (Forquer et al., 2008; Ahrberg et al., 2012). No Brasil, os dados refletem as evidências globais, configurando que mais da metade da população de estudantes relata não dormir o suficiente para acordar descansado, pelo menos em três dos sete dias da semana, e de ter também um sono de má qualidade (Araújo et al., 2012).
As repercussões de um sono inadequado, assim como o reconhecimento da relação existente entre esta função biológica e a qualidade de vida e de saúde dos indivíduos, são temas ainda incipientes na formação acadêmica e na sociedade em geral, por vezes assumindo aspectos ainda mais lacunares em cidades do interior.
Neste contexto, considerando que os estudantes são protagonistas nos problemas de sono e são futuros profissionais da saúde, que irão lidar futuramente com o público que apresenta inúmeros distúrbios de sono, percebe-se a necessidade de divulgação das produções acadêmicas de excelência, com o objetivo de contribuir com a discussão e formulação de estratégias diversificadas, para que o conhecimento acerca da importância do sono possa atingir à população, e assim propiciar modificações através de medidas de conscientização e orientação adequadas.
Portanto, torna-se de fundamental importância inserir na formação de estudantes e futuros profissionais da saúde, o tema que trata da importância do sono em humanos. Propomos com este projeto, realizar um evento de divulgação científica de caráter regional que abrange diversas áreas de conhecimento científico, uma vez que o tema central abordado neste projeto, o sono, possui natureza teórica interdisciplinar e multiprofissional.
Dessa forma, este projeto tem por objetivo servir de base para a formação de futuros profissionais da saúde, buscando desenvolver habilidades e competências que contribuam para o fortalecimento do ensino, e para consolidar um importante elo de interlocução entre a comunidade científica e a sociedade acadêmica, envolvendo a participação de estudantes de diversos cursos de graduação da área de saúde, bem como de cursos de pós-graduação (Residência e Mestrado) de instituições localizadas na cidade de Caicó-RN e em regiões circunvizinhas.
PROGRAMAçãO
O Simpósio consistirá de 4 módulos temáticos, que discutirão os seguintes temas:
Módulo Temático 1 cujo objetivo será abordar aspectos anatômicos, metabólicos e nutricionais que possam interferir na qualidade de sono nas crianças e adolescentes.
Módulo Temático 2 cujo objetivo será abordar distúrbios do sono e suas repercussões.
Módulo Temático 3 cujo objetivo será abordar a aplicação dos conhecimentos cronobiológicos no campo da saúde (Cronomedicina).
Módulo Temático 4 cujo objetivo será abordar a relação entre sono e envelhecimento.
Cada módulo terá a apresentação de 3 pesquisadores sobre o tema, com duração de 15 minutos cada e mais 15 minutos para discussão.
Além disso, a proposta deste ano incluirá a submissão de resumos para a apresentação na forma de pôsters distribuídos em duas sessões, sendo estes avaliados previamente por membros indicados para compor a Comissão Científica.
PROGRAMAÇÃO
25 DE MAIO DE 2019
8:00h às 8:45h
Credenciamento e entrega do material
8:45h às 9:00h
Abertura oficial
Mesa redonda 1
Palestrantes
9:00h às 9:15h
Conferência 1
Prof. Dr. Eudes Euler de Souza Lucena
9:15h às 9:30h
Conferência 2
Prof. Me. Ricardo Andrade Bezerra
9:30h às 9:45h
Conferência 3
Dr. Breno Tércio Santos Carneiro
9:45h às 10:00h
Espaço de discussão
10:00h às 11:00h
Coffee-break + PÔSTER 1
Mesa redonda 2
11:00 às 11:15h
Conferência 4
Prof. Dr. Sebastião Pacheco Duque Neto
11:15h às 11:30h
Conferência 5
Prof. Dr. John Fontenele Araújo
11:30h às 11:45h
Conferência 6
Prof. Me. Emídio Antonio de Araújo Neto
11:45h às 12:00h
12:00h às 13:30h
Almoço
Mesa redonda 3
14:00 às 14:15h
Conferência 7
Prof. Me. Gerson Barbosa do Nascimento
14:15h às 14:30h
Conferência 8
Profa. Me. Jane Cristina Medeiros
14:30h às 14:45h
Conferência 9
Profa. Me. Lízie Emanuelle Eulalio Brasileiro
14:45h às 15:00h
Mesa redonda 4
15:00 às 15:15h
Conferência 10
Profa. Dra. Rovena Clara Galvão Januário Engelberth
15:15h às 15:30h
Conferência 11
Profa. Esp. Renata Jesuíno Barbosa
15:30h às 15:45h
Conferência 12
Profa. Dra. Katie Moraes de Almondes
15:45h às 16:00h
16:00h às 17:00h
Coffee-break + PÔSTER 2
17:00h às 17:30h
Palestra de encerramento
Profa. Dra. Carolina Virgínia Macedo de Azevedo
17:30h às 17:45h
Discentes de cursos de graduação e de pós-graduação da área de saúde da UFRN
Discentes de cursos de graduação e profissionais de saúde da região do Seridó
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.19.6_1