O I Seminário do GPCAI “Cognição, Aprendizagem e Inclusão: histórico e contextualização” é uma ação do grupo de pesquisas Cognição, Aprendizagem e Inclusão (GPCAI), vinculado ao Departamento de Educação do CERES e consiste num momento de socialização dos estudos e pesquisas realizados pelos pesquisadores do grupo. Dentre os membros do grupo de pesquisa, temos estudantes das licenciaturas do CERES , egressos da UFRN e professores da rede pública e particular de ensino.
Assim sendo, a presente proposta contempla as meta 7 do PDI da UFRN, uma vez que, ao se tratar de ação do Grupo de Pesquisas Cognição, Aprendizagem e Inclusão, induz “o crescimento de grupos e projetos de pesquisa, considerando as possibilidades de criação em todos os campi existentes, promovendo a interiorização.” Da mesma forma, contempla o novo Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, apesar de não se restringir a apenas esta licenciatura, mas uma vez que é ação proveniente do departamento de educação. Em sua composição, o curso de pedagogia estabelece: 200 horas de Atividades Teórico-Práticas (ATP) de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras.
Além disto, a vivência com os alunos das diferentes licenciaturas enquanto professora de disciplina comum à todas (Psicologia Educacional), possibilitou constatar a relevância de momentos como o proposto neste projeto de evento de extensão, ou seja, de compartilhamento de conhecimentos acadêmicos e de práticas pedagógicas, com o objetivo de repensarmos nossas ações pedagógicas voltadas para os alunos com deficiência.
O evento será composto por professores membros do grupo de pesquisa e professores convidados e ocorrerá no formato de mesas redondas com temas pré definidos e composta por dois palestrantes e um mediador, possibilitando uma maior interação entre estes e o público presente.
Nesta primeira edição do evento, a abordagem histórica pretende contextualizar os movimentos que antecederam a inclusão, os estigmas gerados, as dificuldades em lidar com a diversidade e os desafios a serem superados para que exista uma postura de acessibilidade atitudinal, fundamental para que a inclusão de fato ocorra em sala de aula.
8h: Abertura do evento
8h30 - Mesa-redonda: Aprendizagem colaborativa como uma ferramenta de inclusão
Debatedores: Prof. Dr. Fábio marques de Souza – UEPB e Profa. Me. Ana Caroline Pereira da Silva – IFPB
Mediador: Prof. Me. Ronny Diógenes - UFRN
10h30: Sessão de perguntas
13h30 - Mesa-redonda: A Loucura e o Anormalidade em Foucault
Debatedores: Profa. Dra. Kátia Regina Lopes Costa Freire - UFRN e Prof. Me Geraldo Freire de Lima – IFRN
Mediadora: Profa. Dra. Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo
15h30: Sessão de perguntas
DIA 09/05
08h30 - Mesa Redonda: A Criatividade na Perspectiva da Teoria da Subjetividade: relação com os processos de inclusão escolar
Debatedores:Profa. Dra. Francileide Batista de Almeida Vieira – UFRN e Prof. Ms. Aldeci Fernandes da Cunha – UERN
Mediadora: Profa. Me. Ledja Lorena Madeiro
10h30: sessão de perguntas
11h30: Encerramento
GRADUANDOS DAS LICENCIATURAS DO CERES
EGRESSOS DA UFRN E PROFESSORES DAS REDES PÚBLICA E PARTICULAR DE ENSINO
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.18