O Ciclo de Diálogos Universidade e Escola tem como objetivo aprimorar o diálogo entre universidade e escola no âmbito da formação docente, inicial e continuada, reiterando a importância da escola na formação dos licenciandos, em especial, nos estágios curriculares obrigatórios e nos programas institucionais PIBID e Residência Pedagógica. O evento foi concebido, inicialmente, a partir da articulação de várias instâncias envolvidas na formação docente da UFRN – COORDLICE, PIBID, RP, GT de Estágio, LIFE, PROFOCO – buscando articulação também com SEEC/RN-1ªDIREC e Escolas da educação básica envolvidas. Essa proposta de evento coletivamente produzida está orientada por alguns dos princípios da Política de Formação de Docente da UFRN (RESOLUÇÃO No 020/2018-CONSEPE, de 19 de março de 2018), das quais destacamos: 1) a valorização da experiência docente: reconhecimento da especificidade do trabalho docente como práxis e da realidade dos ambientes das instituições educativas da educação básica e da profissão para que se possa conduzir o (a) egresso; 2) a escola pública como ambiência prioritária da formação: as instituições educativas públicas nas diferentes etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades da educação básica devem ser reconhecidas como espaços necessários à formação dos profissionais do magistério; 3) a colaboração entre os profissionais da escola, da universidade e licenciandos em formação: configuração do trabalho pedagógico coletivo que articula formação inicial e formação continuada; e 4) a educação concebida como formação humana integral, integrada e inclusiva. O Ciclo de Diálogos também busca atender a Meta 3 do PDI da UFRN, que propõe a qualificação dos cursos de graduação, focando na melhoria dos cursos de licenciatura a partir da colaboração com a escola que é copartícipe do processo de formação. Para se estabelecer uma interlocução mais efetiva entre universidade escola, o evento está alicerçado em três grandes etapas: uma primeira etapa de preparação, uma segunda de realização da programação voltada aos proponentes e ao público-alvo e uma terceira etapa de construção de encaminhamentos. 1ª etapa: consiste no diálogo entre as instâncias envolvidas na formação de professores da UFRN (supracitadas), a SEEC e as Escolas para desenhar um evento que promova o diálogo e que favoreça ampla participação de estudantes e professores na produção do encontro que será realizado em cada uma das quatro escolas definidas em função de receberem o maior número de estagiários e bolsistas de programas institucionais. 2ª etapa: consiste na programação construída na primeira etapa e voltada aos discentes (bolsistas do PIBID e RP, alunos de estágio), docentes das licenciaturas da UFRN (coordenadores do PIBID e do RP, orientadores de estágio) e docentes da Educação Básica das redes estadual e municipal da cidade do Natal envolvidos diretamente com PIBID, RP e estágio obrigatório das licenciaturas da UFRN. Nesta etapa, a programação conta com atividades em diferentes locais buscando contemplar cenários envolvidos na formação docente, assim estão programadas atividades na Escola de Governo, em 4 escolas da Educação Básica definidas em função de receber maior número de programas e/ou estagiários da UFRN, no auditório da Reitoria da UFRN. 3ª etapa: consiste em reunião com todos os membros da coordenação geral colegiada do evento e representantes de todos os segmentos e escolas que participaram da segunda etapa para produção de encaminhamentos, de modo a também incluir um planejamento para a continuidade do diálogo entre universidade e escola no segundo semestre de 2019. A programação ao público ampliado (o evento em si) ganha consistência ao ser constituído a partir de cuidadosa concepção e preparação e carrega potencial de impacto ao preocupar-se com encaminhar desdobramentos para a continuidade das ações. Destaca-se a importância do Ciclo de Diálogos para os licenciandos que estão na escola em formação, para os docentes das escolas enquanto formação continuada e para a UFRN que fortalece suas relações com os parceiros copartícipes. Espera-se que esses diálogos possam aprimorar a formação docente dos alunos das licenciaturas ao mesmo tempo em que todo esse esforço coletivo possa contribuir com a qualificação da educação básica, em especial com a formação humana integral dos estudantes, gerando também encaminhamentos importantes para a continuidade desse diálogo.
ABERTURA
DIA: 24/04
LOCAL: Escola de Governo, Natal
Mesa de abertura: Pedro Cardoso (UNE); Prof Márcia Gurgel (SEEC/RN); representante da SME/ Natal; professor da educação básica a ser indicado; professor da UFRN a ser indicado.
Público-alvo: discentes (bolsistas do PIBID e RP, alunos de estágio), docentes das licenciaturas da UFRN (coordenadores do PIBID e do RP, orientadores de estágio) e docentes da Educação Básica das redes estadual e municipal da cidade do Natal envolvidos diretamente com PIBID, RP e estágio obrigatório das licenciaturas da UFRN
Carga horária: 4h.
Público estimado: 400 participantes
ENCONTROS NAS ESCOLAS:
ESCOLAS: ESCOLA ESTADUAL BERILO WANDERLEY; ESCOLA ESTADUAL ANÍSIO TEIXEIRA; ESCOLA ESTADUAL NESTOR LIMA; ESCOLA ESTADUAL FLORIANO CAVALCANTE
PERÍODO: de 25 de abril a 10 de maio
TEMATICA A SER DEFINIDA COM CADA UMA DAS 4 ESCOLAS PARTICIPANTES
PUBLICO ALVO: direção, coordenação, professores e alunos da escola, alunos/estagiários/bolsistas e professores orientadores da UFRN
Carga horária por escola: 4h. (total 16h.)
FORUM AMPLIADO DE LICENCIATURAS DA UFRN
DIA: 16/05, 13h. 30min.
LOCAL: Auditório da reitoria da UFRN
Mesa Redonda: Representantes indicados dos professores das Escolas diretamente envolvidas
Palestra: Escola sem mordaça – Professor Fernando de Araújo Pena - UFF
Público-alvo: coordenadores de cursos de licenciatura da UFRN, discentes (bolsistas do PIBID e RP, alunos de estágio), docentes das licenciaturas da UFRN (coordenadores do PIBID e do RP, orientadores de estágio) e docentes da Educação Básica das redes estadual e municipal da cidade do Natal envolvidos diretamente com PIBID, RP e estágio obrigatório das licenciaturas da UFRN.
ENCONTRO PARA AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS:
DIA: 23 DE MAIO
LOCAL: Auditório do Bloco de aulas do CE
PARTICIPANTES: coordenação geral, coordenação de cada escola, professores orientadores e alunos/estagiários/bolsistas (máximo de 40 participantes)
Discentes e docentes das licenciaturas da UFRN vinculados aos estágios curriculares obrigatórios, PIBID e Residência Pedagógica.
Docentes da Educação Básica das Redes Estadual e Municipal da Cidade do Natal
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