DPEC - DEPARTAMENTO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO
Perfil Pessoal
Descrição pessoal
Biólogo (licenciado e bacharel) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vinculado ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC). É membro do Grupo de Estudos da Complexidade - GRECOM (UFRN) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Cultura (UFRN), além de manter parceria ativa com os grupos de pesquisa GRECOMVIDA (UEPB) e História, Cultura e Ensino (UEPB). Atua na área de Educação, tendo como foco perspectivas transdisciplinares para o ensino e a aprendizagem das ciências e da biologia. Recentemente tem pesquisado sobre as estratégias de pensamento e os métodos de ensino/aprendizagem na formação de cientistas e professores, com ênfase nos seguintes temas: educação e experiência; diálogo de saberes e expressões da cultura na educação científica; pensamento complexo; divulgação e popularização das ciências e aprendizagem colaborativa em espaços híbridos universidade/escola. É coordenador dos Laboratórios de Ensino Aprendizagem (LEA), integrados ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFRN) - e foi coordenador do PIBID/UFRN, subprojeto Interdisciplinar/Interciências (envolvendo alunos de química, física e ciências biológicas).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Programa de Pós-Graduação em Educação.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Estratégias de método para o ensino de ciências e formação de professores; os conceitos de Natureza, Realidade, Experiência e suas implicações para a educação científica; perspectiva transdisciplinar e pensamento complexo no ensino das ciências da natureza; e estratégias pedagógicas para o ensino em espaços híbridos universidade/escola, como o PIBID.