Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: III Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2017)
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 6 Público Estimado: 250
Período de Realização: 10/11/2017 a 18/11/2017
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO METROPOLE DIGITAL Unidades Envolvidas:
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA / DIMAP/CCET , DEPARTAMENTO DE ARTES / ARTES/CCHLA , ESCOLA DE MÚSICA / EMUFRN , ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA / ECT
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Instituto Metrópole Digital
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2017 - EDITAL UFRN/PROGRAD/PPG/PROPESQ/PROEX No 004/2017 (EVENTOS INTEGRADOS SEGUNDO SEMESTRE 2017))
Tipo do Evento: ENCONTRO Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 250
Responsável pela Ação: CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
E-mail do Responsável: charles@imd.ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 99934-1657
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91805108

Resumo

O Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames - http://epogames.imd.ufrn.br/) é o principal evento voltado a estudantes e profissionais interessados em desenvolvimento de jogos digitais e mídia digital interativa do Rio Grande do Norte. Trata-se de um evento de caráter interdisciplinar que reúne profissionais das áreas de computação, artes, design, música, educação, mas igualmente de psicologia, saúde e demais áreas que fazem uso de jogos digitais como ferramentas de transformação individual e social. O evento possui um viés acadêmico, sem deixar de lado o interesse do mercado, procurando promover o empreendorismo na área. Ele congrega três eventos: o Movimento Internacional da Hora do Código, o Workshop de Jogos Digitais do RN (WJogos-RN) e o Workshop de Programação de Jogos Digitais do Ensino Básico (WPJDEB).

Em 2017, o EPoGames ocorrerá no período de 16 a 18 de novembro de 2017 nas instalações físicas do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN e contará com a oferta de oficinas, minicursos, apresentação de trabalhos, mesas-redondas e palestras com pesquisadores e empresários de renome nacional. Além disso, o evento propõe três competições (o Festival de Jogos, o Desafio Games & Educação e o Startup Game Experience).

O WJogos-RN é um evento que realiza este ano sua 5ª edição, congregando a comunidade norte-riograndense interessada nas mais variadas áreas necessárias ao desenvolvimento de jogos digitais: computação, artes, design, música, assim como educação e demais áreas do conhecimento. As quatro primeiras edições do WJogos-RN ocorreram respectivamente em dezembro de 2012 (Wjogos-RN 2012), maio de 2014 (WJogos-RN 2014), dezembro de 2015 (WJogos-RN 2015) e novembro de 2016 (WJogos-RN 2016) reunindo ao total centenas de alunos e profissionais interessados na área de jogos digitais, contando com palestras de pesquisadores e empresários de renome nacional e representantes de instituições locais, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, minicursos e festival de jogos digitais.

O WPJDEB é um evento que realiza este ano sua 4ª edição, congregando a comunidade norte-riograndense interessada no desenvolvimento e uso de jogos digitais de cunho pedagógico-educacional. Ele tem como objetivo debater as experiências, perspectivas e desafios do ensino de programação de jogos digitais nas escolas do ensino básico. As três primeiras edições do WPJDEB ocorreram em outubro de 2014 (WPJDEB 2014), dezembro de 2015 (WPJDEB 2015) e novembro de 2016 (WPJDEB 2016) contando com palestras de pesquisadores e empresários de renome nacional, minicursos e uma competição de desenvolvimento de jogos digitais com objetivos pedagógicos-educacionais, chamada Desafio Games & Educação, na qual dezenas de equipes do RN e de outros estados submeteram seus jogos digitais.

 

Desde 2015 o Instituto Metrópole Digital passou a ser sede do Movimento Internacional da Hora do Código, organizado pela Code.org, no qual mais 400 milhões de pessoas de todas as idades já participaram em todo o mundo e que neste ano realiza sua 5ª edição no Brasil. Esse Movimento se dedica a promover e a tornar a ciência da computação disponível ao maior número de pessoas, através da realização de oficinas lúdicas de uma hora de duração que visam desmistificar a programação de computadores e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos da ciência da computação. O conhecimento dessa ciência estimula nos jovens o desenvolvimento das chamadas habilidades do século 21 (raciocínio lógico, persistência, resiliência, trabalho em equipe) que podem proporcionar inúmeros benefícios em qualquer que venha a ser a sua profissão no futuro.


Programação


Sexta, 10 de novembro de 2017:
    08h00 às 09h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 1)
    09h00 às 10h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 2)
    10h00 às 11h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 3)
    11h00 às 12h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 4)
    12h00 às 14h00: Intervalo para almoço
    14h00 às 15h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 5)
    15h00 às 16h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 6)
    16h00 às 17h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 7)
    17h00 às 18h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 8)
    18h00 às 20h00: Abertura da EPo Jam

Sábado, 11 de novembro de 2017:
    08h00 às 20h00: EPo Jam

Domingo, 12 de novembro de 2017:
    08h00 às 18h00: EPo Jam
    18h00 às 19h00: Encerramento da EPo Jam

Segunda, 13 de novembro de 2017:
    08h00 às 08h30: Credenciamento da Escola de Jogos para Saúde
    08h30 às 09h00: Abertura da Escola
    09h00 às 10h00: Palestra
    10h00 às 11h00: Palestra
    11h00 às 12h00: Palestra
    12h00 às 14h00: Intervalo para almoço
    14h00 às 16h00: Mesa-redonda
    16h00 às 16h30: Intervalo para coffee-break
    16h30 às 17h30: Painel para Mostra de Jogos para Saúde
    17h30 às 18h00: Encerramento da Escola

Terça, 14 de novembro de 2017:
    08h00 às 12h00: Minicursos
    12h00 às 14h00: Intervalo para almoço
    14h00 às 18h00: Minicursos

Quarta, 15 de novembro de 2017:
    14h00 às 18h00: Museu do Videogame
                    Oficina Lúdica
                    Campeonato de board games

Quinta, 16 de novembro de 2017:
    08h00 às 09h30: Credenciamento dos Workshops
                    Sessões Técnicas
    09h30 às 10h00: Apresentação cultural
    10h00 às 10h30: Abertura dos Workshops
    10h30 às 12h00: Palestra
    12h00 às 14h00: Intervalo para almoço
    14h00 às 15h00: Palestra
    15h00 às 16h00: Palestra
    16h00 às 16h30: Intervalo para coffee-break
    16h30 às 17h30: Palestra
    17h30 às 19h30: Mesa-redonda

Sexta, 17 de novembro de 2017:
    08h00 às 09h30: Sessões Técnicas
    09h00 às 09h30: Palestra
    09h30 às 10h00: Intervalo para coffee-break
    10h00 às 12h00: Mesa-redonda
                    Minicurso
                    Startup Game Experience
    12h00 às 14h00: Intervalo para almoço
    14h00 às 16h00: Festival de Jogos
                    Startup Game Experience
    16h00 às 16h30: Intervalo para coffee-break
    16h30 às 18h00: Festival de Jogos
                    Pitches do Startup Game Experience
    18h00 às 19h30: Palestra

Sábado, 18 de novembro de 2017:
    08h00 às 09h30: Sessões Técnicas
    09h30 às 10h00: Intervalo para coffee-break
    10h00 às 12h00: Mesa-redonda
                    Liga de esportes eletrônicos
    12h00 às 14h00: Intervalo para almoço
    14h00 às 15h00: Palestra
    15h00 às 16h00: Palestra
    16h00 às 16h30: Intervalo para coffee-break
    16h30 às 17h30: Palestra
    17h30 às 18h00: Premiações e Encerramento dos Workshops


Públicos Alvo

Interno:

Alunos e professores que atuem em cursos relacionados a TI ou engenharias, bem como de licenciaturas e de educação


Externo:

Alunos e professores do ensino médio e superior



Membros da Equipe

  RUMMENIGGE RUDSON DANTAS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ISAAC FRANCO FERNANDES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ALYSON MATHEUS DE CARVALHO SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JORGE FELLIPHE RODRIGUES BARBOSA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  GUSTAVO ALVES BEZERRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JOSE VICTOR DE LIMA ANDRADE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ARLETE DOS SANTOS PETRY
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ERICK BERGAMINI DA SILVA LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  GABRIEL GAGLIANO PINTO ALBERTO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  GLEYDVAN MACEDO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ROGÉRIO JÚNIOR CORREIA TAVARES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ISABEL DILLMANN NUNES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  ANDRE LUIZ DE SOUZA BRITO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  SELAN RODRIGUES DOS SANTOS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  RAFAEL DANTAS VEGGI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)


Ações das quais faz parte

2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.12.18