O Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames - http://epogames.imd.ufrn.br/) é o principal evento voltado a estudantes e profissionais interessados em desenvolvimento de jogos digitais e mídia digital interativa do Rio Grande do Norte. Trata-se de um evento de caráter interdisciplinar que reúne profissionais das áreas de computação, artes, design, música, educação, mas igualmente de psicologia, saúde e demais áreas que fazem uso de jogos digitais como ferramentas de transformação individual e social. O evento possui um viés acadêmico, sem deixar de lado o interesse do mercado, procurando promover o empreendorismo na área. Ele congrega três eventos: o Movimento Internacional da Hora do Código, o Workshop de Jogos Digitais do RN (WJogos-RN) e o Workshop de Programação de Jogos Digitais do Ensino Básico (WPJDEB).
Em 2017, o EPoGames ocorrerá no período de 16 a 18 de novembro de 2017 nas instalações físicas do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN e contará com a oferta de oficinas, minicursos, apresentação de trabalhos, mesas-redondas e palestras com pesquisadores e empresários de renome nacional. Além disso, o evento propõe três competições (o Festival de Jogos, o Desafio Games & Educação e o Startup Game Experience).
O WJogos-RN é um evento que realiza este ano sua 5ª edição, congregando a comunidade norte-riograndense interessada nas mais variadas áreas necessárias ao desenvolvimento de jogos digitais: computação, artes, design, música, assim como educação e demais áreas do conhecimento. As quatro primeiras edições do WJogos-RN ocorreram respectivamente em dezembro de 2012 (Wjogos-RN 2012), maio de 2014 (WJogos-RN 2014), dezembro de 2015 (WJogos-RN 2015) e novembro de 2016 (WJogos-RN 2016) reunindo ao total centenas de alunos e profissionais interessados na área de jogos digitais, contando com palestras de pesquisadores e empresários de renome nacional e representantes de instituições locais, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, minicursos e festival de jogos digitais.
O WPJDEB é um evento que realiza este ano sua 4ª edição, congregando a comunidade norte-riograndense interessada no desenvolvimento e uso de jogos digitais de cunho pedagógico-educacional. Ele tem como objetivo debater as experiências, perspectivas e desafios do ensino de programação de jogos digitais nas escolas do ensino básico. As três primeiras edições do WPJDEB ocorreram em outubro de 2014 (WPJDEB 2014), dezembro de 2015 (WPJDEB 2015) e novembro de 2016 (WPJDEB 2016) contando com palestras de pesquisadores e empresários de renome nacional, minicursos e uma competição de desenvolvimento de jogos digitais com objetivos pedagógicos-educacionais, chamada Desafio Games & Educação, na qual dezenas de equipes do RN e de outros estados submeteram seus jogos digitais.
Desde 2015 o Instituto Metrópole Digital passou a ser sede do Movimento Internacional da Hora do Código, organizado pela Code.org, no qual mais 400 milhões de pessoas de todas as idades já participaram em todo o mundo e que neste ano realiza sua 5ª edição no Brasil. Esse Movimento se dedica a promover e a tornar a ciência da computação disponível ao maior número de pessoas, através da realização de oficinas lúdicas de uma hora de duração que visam desmistificar a programação de computadores e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos da ciência da computação. O conhecimento dessa ciência estimula nos jovens o desenvolvimento das chamadas habilidades do século 21 (raciocínio lógico, persistência, resiliência, trabalho em equipe) que podem proporcionar inúmeros benefícios em qualquer que venha a ser a sua profissão no futuro.
Sexta, 10 de novembro de 2017: 08h00 às 09h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 1) 09h00 às 10h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 2) 10h00 às 11h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 3) 11h00 às 12h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 4) 12h00 às 14h00: Intervalo para almoço 14h00 às 15h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 5) 15h00 às 16h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 6) 16h00 às 17h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 7) 17h00 às 18h00: Oficina da Hora do Código (Sessão 8) 18h00 às 20h00: Abertura da EPo JamSábado, 11 de novembro de 2017: 08h00 às 20h00: EPo JamDomingo, 12 de novembro de 2017: 08h00 às 18h00: EPo Jam 18h00 às 19h00: Encerramento da EPo JamSegunda, 13 de novembro de 2017: 08h00 às 08h30: Credenciamento da Escola de Jogos para Saúde 08h30 às 09h00: Abertura da Escola 09h00 às 10h00: Palestra 10h00 às 11h00: Palestra 11h00 às 12h00: Palestra 12h00 às 14h00: Intervalo para almoço 14h00 às 16h00: Mesa-redonda 16h00 às 16h30: Intervalo para coffee-break 16h30 às 17h30: Painel para Mostra de Jogos para Saúde 17h30 às 18h00: Encerramento da EscolaTerça, 14 de novembro de 2017: 08h00 às 12h00: Minicursos 12h00 às 14h00: Intervalo para almoço 14h00 às 18h00: MinicursosQuarta, 15 de novembro de 2017: 14h00 às 18h00: Museu do Videogame Oficina Lúdica Campeonato de board gamesQuinta, 16 de novembro de 2017: 08h00 às 09h30: Credenciamento dos Workshops Sessões Técnicas 09h30 às 10h00: Apresentação cultural 10h00 às 10h30: Abertura dos Workshops 10h30 às 12h00: Palestra 12h00 às 14h00: Intervalo para almoço 14h00 às 15h00: Palestra 15h00 às 16h00: Palestra 16h00 às 16h30: Intervalo para coffee-break 16h30 às 17h30: Palestra 17h30 às 19h30: Mesa-redondaSexta, 17 de novembro de 2017: 08h00 às 09h30: Sessões Técnicas 09h00 às 09h30: Palestra 09h30 às 10h00: Intervalo para coffee-break 10h00 às 12h00: Mesa-redonda Minicurso Startup Game Experience 12h00 às 14h00: Intervalo para almoço 14h00 às 16h00: Festival de Jogos Startup Game Experience 16h00 às 16h30: Intervalo para coffee-break 16h30 às 18h00: Festival de Jogos Pitches do Startup Game Experience 18h00 às 19h30: PalestraSábado, 18 de novembro de 2017: 08h00 às 09h30: Sessões Técnicas 09h30 às 10h00: Intervalo para coffee-break 10h00 às 12h00: Mesa-redonda Liga de esportes eletrônicos 12h00 às 14h00: Intervalo para almoço 14h00 às 15h00: Palestra 15h00 às 16h00: Palestra 16h00 às 16h30: Intervalo para coffee-break 16h30 às 17h30: Palestra 17h30 às 18h00: Premiações e Encerramento dos Workshops
Alunos e professores que atuem em cursos relacionados a TI ou engenharias, bem como de licenciaturas e de educação
Alunos e professores do ensino médio e superior
2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.15.3