Este texto apresenta a proposta para a realização do evento EscoladeVerão2017(EV).Tal evento é promovido anualmente pelo Programade Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Estatística(PPgMAE) da UFRN, juntamente com o Departamento de Estatística e Matemática.Aprimeira edição da EV ocorreu em 2007, logo após a criação do PPgMAE, e consistiu no oferecimento de duas disciplinas de “nivelamento”, que foram ofertadas por docentesdo próprio PPgMAE para 70 (setenta) candidatos oriundos de cinco estados do País.
Apartir da primeira edição, a EV foi ampliada com a inclusão de novas atividades, tais como tutoriais e minicursos, e se consolidou como um evento bastante procurado (61 inscritos em 2008, 65 inscritos em 2009, 98 inscritos em 2010, 119 em 2011, 94 inscritos em 2012, 72 inscritos em 2013, 121 inscritos em 2014, 70 inscritos em 2015 e 80 inscritos em 2016). Em particular, houveuma expressivaparticipaçãodealunosdaprópriaUFRN,cursandograduaçãoemMatemática e Estatística, além de alunos de outras instituições do Nordeste eprofessores do ensino médio. Na edição de 2015 tivemos até a participação de candidatos da américa latina, indicando que este evento vem ganhando notoriedade em seu meio. O corpo discente do PPgMAE também tem tido umaparticipação importante na organização e realização de atividades da EV. Dentre elas,destacam-se: a monitoria das disciplinas de nivelamento, a recepção de candidatos a ingresso no PPgMAE e o oferecimento de tutoriaisbásicos.
As duas disciplinas de nivelamento ofertadas na EV servem como um dosinstrumentos de seleção de candidatos ao PPgMAE. Já os minicursos e palestras têmcomo objetivo oferecer uma oportunidade para que discentes e docentes do PPgMAE,além de outros participantes da EV, interajam com pesquisadores renomados de outras instituições do País e do exterior e estabeleçam ou consolidem parcerias em pesquisa.
A programação proposta para a EV 2017consiste de duas disciplinas de nivelamento, minicursos, e palestras convidadas.
A primeira edição da EV, em 2007, não contou com nenhum apoio financeiro.Em 2008 e 2009, a EV contou com financiamento parcial do PROAP e da UFRN,possibilitando que professores de outras instituições ministrassem as disciplinas de nivelamento, o que eleva a credibilidade do processo de seleção de novos ingressantesno PPgMAE. A partir de 2010, a EV contou, também, com o apoio financeiro da CAPES e/ou do CNPq, o que possibilitou sua ampliação para o formato visto nas últimasedições (2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016). Este apoio (não remunerado) se torna imprescindível para a realização daEV em2017.
Mini-cursos (Sala de Seminários do DEST e do DMAT)
· MC1 - Espaços Topológicos e Aplicações: Ailton Rodrigues da Silva – UFRN - 6 h
· MC2 - Uso de Gráfico por Atributos no Monitoramento da Média/Variabilidade do Processo- Linda Lee Ho- Universidade de São Paulo – USP - 6h
· MC3 – Introdução a Modelos Dinâmicos - Hélio dos Santos Migon - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)- 6h
· MC4 - MATLAB aplicado a Análise Estatística e Métodos Numéricos - Luiz Carlos Radtke - UFRN- 6h
Tutoriais (Laboratórios)
· Introdução ao Latex: PET–ESTATISTICA (LABEST - CCET)
· Introdução ao MAPLE: PET MATEMATICA (ESTMAT – Setor 3)???
Introdução ao R: PET–ESTATISTICA /PPGMAE((LABEST – CCET)
alunos de graduação de estatística e áreas afins, pós graduação em estatística e áreas afins, professores
alunos de graduação em matemática e estatística e áreas afins, profissionais formados em matemática e estatística e áreas afins