Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: 3º Workshop de Jogos Digitais do RN.
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 200
Período de Realização: 14/12/2015 a 18/12/2015
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO METROPOLE DIGITAL Unidades Envolvidas:
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA / DIMAP/CCET , DEPARTAMENTO DE ARTES / ARTES/CCHLA , ESCOLA DE MÚSICA / EMUFRN , ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA / ECT
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Instituto Metrópole Digital
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL 004 /2015 UFRN/PROGRAD/PPG/PROPESQ/PROEX SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO A REALIZAÇÃO DE EVENTOS (EVENTOS INTEGRADOS SEGUNDO SEMESTRE).)
Tipo do Evento: WORKSHOP Carga Horária: 52 Quantidade de Vagas: 200
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91799060

Resumo

O Workshop de Jogos Digitais do RN (WJogos-RN) é o principal evento voltado a estudantes e profissionais interessados em desenvolvimento de jogos digitais e mídia digital interativa do Rio Grande do Norte. Trata-se de um evento de caráter interdisciplinar que reúne profissionais das áreas de computação, artes, design, música, mas igualmente de educação, psicologia, saúde e demais áreas que fazem uso de jogos digitais como ferramentas de transformação individual e social. O evento possui um viés acadêmico, sem deixar de lado o interesse do mercado, procurando promover o empreendorismo na área.

As duas primeiras edições do WJogos-RN ocorreram respectivamente em dezembro de 2012 (http://jogos-rn.weebly.com/) e maio de 2014 (http://wjogos-rn.weebly.com/), reunindo ao total mais de 300 alunos e profissionais da área, contando com palestrantes de renome nacional, representantes do Sebrae, apresentação de trabalhos, realização de minicursos e festival de jogos digitais.

A terceira edição do evento ocorrerá no período de 16 a 21 de novembro de 2015 nas instalações físicas do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN e contará com a oferta de vários minicursos, apresentação de trabalhos, mesas-redondas e palestras com pesquisadores e empresários de renome nacional. Anais do evento serão confeccionados com materiais dos minicursos e trabalhos submetidos.


Programação

De segunda 16 de novembro a quinta 19 de novembro de 2015:

2 minicursos de nível básico, cada um com carga horária de 8 horas
2 minicursos de nível avançado, cada um com carga horária de 8 horas

Sexta, 20 de novembro de 2015:

08h00 às 08h30: credenciamento
08h30 às 09h00: apresentação cultural (Escola de Música da UFRN)
09h00 às 09h30: abertura do evento
09h30 às 10h00: palestra do Sr. Carlos von Sohsten do Sebrae-RN sobre o Programa Protic-Startups
10h00 às 10h30: palestra do Prof. Anderson Cruz da UFRN sobre a Criação de startups na Inova Metrópole
10h30 às 10h45: intervalo
10h45 às 12h00: mesa-redonda (Avanços realizados na área de jogos digitais no RN)
12h00 às 14h00: intervalo
14h00 às 15h00: palestra do Prof. Gilson Schwartz (http://lattes.cnpq.br/3725098495803766) da USP sobre o Movimento Games for Change
15h00 às 16h00: apresentação sobre arte/design/música (a definir)
16h00 às 16h15: intervalo
16h15 às 18h00: apresentação de trabalhos aceitos
18h00 às 18h30: apresentação de jogos do festival

Sábado, 21 de novembro de 2015:

08h30 às 09h00: apresentação cultural (a definir)
09h00 às 10h00: palestra da Profa. Lynn Alves (http://lattes.cnpq.br/2226174429595901) da UNEB sobre Jogos na Educação
10h00 às 10h15: intervalo
10h15 às 12h00: apresentação de trabalhos aceitos
12h00 às 14h00: intervalo
14h00 às 15h00: palestra do Sr. Antônio Teoli (http://www.teoli.com.br/sobre-o-compositor/) da Samsung sobre Desenvolvimento de jogos no estúdio da Samsung
15h00 às 16h00: palestra do Prof. Luciano Meira (http://lattes.cnpq.br/0903590025049309) da UFPE / Joy Street sobre a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE)
16h00 às 16h15: intervalo
16h15 às 17h30: mesa-redonda (Jogos digitais como ferramenta pedagógica)
17h30 às 18h00: plenária e premiação do Festival de Jogos


Públicos Alvo

Interno:

Alunos e professores dos programas de pós-graduação PPgSC, PPgSW, PPgEEC, PPgDsg, dos cursos de bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Ciência e Tecnologia, Artes Visuais, Design, Música, entre outros, e do curso técnico em Programação de Jogos Digitais da UFRN


Externo:

Alunos e professores dos mesmos cursos de outras instituições, além de empresários



Membros da Equipe

  ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ROGÉRIO JÚNIOR CORREIA TAVARES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ANDRE LUIZ DE SOUZA BRITO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ALYSON MATHEUS DE CARVALHO SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  SELAN RODRIGUES DOS SANTOS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ISAAC FRANCO FERNANDES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  GABRIEL GAGLIANO PINTO ALBERTO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  RUMMENIGGE RUDSON DANTAS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  LUCAS AUGUSTO ANDRADE DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ANDREIA MARIA DOS SANTOS MOURA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LUISA ROCHA DE AZEVEDO SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  PITÁGORAS DE AZEVEDO ALVES SOBRINHO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Ações das quais faz parte

2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.15.3