A falta de base matemática dos alunos ingressantes nos cursos de ciências exatas do país é flagrante. As estatísticas atuais mostram que apenas 10,3% dos alunos que terminam o ensino médio adquirem o conhecimento necessário em matemática [Todos Pela Educação, 2012]. Na UFRN, este fato não é diferente, e torna-se um grande problema em cursos de ciências exatas que oferecem muitas vagas anualmente como é o caso do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do Instituto Metrópole Digital (IMD). Isto resulta consequentemente em altas taxas de repetência, retenção e evasão. O presente projeto visa dar continuidade ao projeto de ações integradas desenvolvido no ano de 2014, seguindo as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2010-2019 da UFRN para trazer uma proposta para dinamizar o desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de bacharelado, especialmente o BTI. Ele coloca em prática uma metodologia inovadora na disciplina de nivelamento em matemática para tentar preencher as lacunas de conhecimento dos alunos ingressantes deixadas pelo nível médio. Esta disciplina de nivelamento tem como base a prática contínua de resolução de problemas, sendo apoiada por dinâmicas de grupo e diversos recursos tecnológicos tais como vídeos, aplicativos e jogos digitais que permitem aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de matemática. O projeto de 2014 possibilitou a geração de diversas bases de conteúdos (base de problemas de competições de matemática categorizados por tópicos, base de problemas de raciocínio lógico e base de jogos de raciocínio lógico). Estas bases permitiram incrementarmos o conteúdo da disciplina, de suas atividades avaliativas e das dinâmicas de grupo efetuadas em sala de aula, servindo também de base para a preparação de uma olimpíada interna de matemática que está prevista para acontecer pela primeira vez no IMD em 2015. Além disso, trabalhamos no emprego da metodologia de Design Thinking [Brown, 2010] para nos permitir identificar as verdadeiras necessidades dos alunos e assim contribuir com um processo de Gamificação [Kapp, 2012] da sala de aula e com a produção de um protótipo inicial de jogo digital para auxiliar o desenvolvimento de habilidades matemáticas referentes ao conteúdo do ensino médio. Decorrente dos resultados obtidos no projeto anterior tanto no que consiste ao desenvolvimento por nós efetuado quanto ao interesse demonstrado pelos alunos pelo nosso trabalho, a atual proposta pretende dar continuidade ao trabalho realizado através de três frentes de ação: (1) produção de jogo digital para auxiliar o desenvolvimento de habilidades matemáticas referentes aos conteúdos do nível médio, inserindo no mesmo diversos novos desafios matemáticos instigantes e divertidos; (2) experimentação de uma metodologia de gamificação da sala de aula na disciplina do nivelamento em matemática para permitir transformá-la em um cenário de jogo no qual os alunos serão os personagens protagonistas; e (3) promover uma olimpíada de matemática no IMD utilizando os problemas armazenados nas bases de conteúdos geradas, empregando na mesma um formato original com diversas dinâmicas para incentivar tanto a cooperação quanto a individualidade e a competição entre os alunos.
Discentes do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação
Discentes e professores de disciplinas de Matemática
2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional
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