Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 20 de Junho de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Estudo e aplicação de metodologias ativas nas disciplinas introdutórias de matemática do BTI
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 8 Nº Discentes Envolvidos: 7 Público Estimado: 350
Período de Realização: 01/03/2015 a 31/12/2015
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO METROPOLE DIGITAL Unidades Envolvidas:
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA / MAT/CCET , DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA / DIMAP/CCET , DEPARTAMENTO DE ARTES / ARTES/CCHLA , CERES - DEPTO CIÊNCIAS EXATAS E APLICADAS / DCEA/CERES
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Instituto Metrópole Digital
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL no 012/2014 UFRN/PROGRAD/PROPESQ/PROEX/PPG (PROJETOS INTEGRADOS PARA 2015))
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91797974


Resumo

A falta de base matemática dos alunos ingressantes nos cursos de ciências exatas do país é flagrante. As estatísticas atuais mostram que apenas 10,3% dos alunos que terminam o ensino médio adquirem o conhecimento necessário em matemática [Todos Pela Educação, 2012]. Na UFRN, este fato não é diferente, e torna-se um grande problema em cursos de ciências exatas que oferecem muitas vagas anualmente como é o caso do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do Instituto Metrópole Digital (IMD). Isto resulta consequentemente em altas taxas de repetência, retenção e evasão. O presente projeto visa dar continuidade ao projeto de ações integradas desenvolvido no ano de 2014, seguindo as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2010-2019 da UFRN para trazer uma proposta para dinamizar o desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de bacharelado, especialmente o BTI. Ele coloca em prática uma metodologia inovadora na disciplina de nivelamento em matemática para tentar preencher as lacunas de conhecimento dos alunos ingressantes deixadas pelo nível médio. Esta disciplina de nivelamento tem como base a prática contínua de resolução de problemas, sendo apoiada por dinâmicas de grupo e diversos recursos tecnológicos tais como vídeos, aplicativos e jogos digitais que permitem aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de matemática. O projeto de 2014 possibilitou a geração de diversas bases de conteúdos (base de problemas de competições de matemática categorizados por tópicos, base de problemas de raciocínio lógico e base de jogos de raciocínio lógico). Estas bases permitiram incrementarmos o conteúdo da disciplina, de suas atividades avaliativas e das dinâmicas de grupo efetuadas em sala de aula, servindo também de base para a preparação de uma olimpíada interna de matemática que está prevista para acontecer pela primeira vez no IMD em 2015. Além disso, trabalhamos no emprego da metodologia de Design Thinking [Brown, 2010] para nos permitir identificar as verdadeiras necessidades dos alunos e assim contribuir com um processo de Gamificação [Kapp, 2012] da sala de aula e com a produção de um protótipo inicial de jogo digital para auxiliar o desenvolvimento de habilidades matemáticas referentes ao conteúdo do ensino médio. Decorrente dos resultados obtidos no projeto anterior tanto no que consiste ao desenvolvimento por nós efetuado quanto ao interesse demonstrado pelos alunos pelo nosso trabalho, a atual proposta pretende dar continuidade ao trabalho realizado através de três frentes de ação: (1) produção de jogo digital para auxiliar o desenvolvimento de habilidades matemáticas referentes aos conteúdos do nível médio, inserindo no mesmo diversos novos desafios matemáticos instigantes e divertidos; (2) experimentação de uma metodologia de gamificação da sala de aula na disciplina do nivelamento em matemática para permitir transformá-la em um cenário de jogo no qual os alunos serão os personagens protagonistas; e (3) promover uma olimpíada de matemática no IMD utilizando os problemas armazenados nas bases de conteúdos geradas, empregando na mesma um formato original com diversas dinâmicas para incentivar tanto a cooperação quanto a individualidade e a competição entre os alunos.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação


Externo:

Discentes e professores de disciplinas de Matemática



Membros da Equipe

  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  JOSE QUERGINALDO BEZERRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  LOURENA KARIN DE MEDEIROS ROCHA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  AUGUSTO JORGE DE MACEDO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  LUCIANA VIEIRA ANDRADE
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ELLIS MARIA SOUZA NORO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANDRE LUIZ DE SOUZA BRITO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  WELLINGTON PAULO BARBOSA LOPES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  WELLERSON VIANA DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JOSÉ MARCÍLIO RODRIGUES DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  RAFAELA HORACINA SILVA ROCHA SOARES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ROGÉRIO JÚNIOR CORREIA TAVARES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANDREZA SOUZA SANTOS
Categoria: SERVIDOR
Função : AUXILIAR TÉCNICO

  APUENA VIEIRA GOMES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANDERSON PAIVA CRUZ
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ISAAC NEWTON DA SILVA BESERRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  LUCAS TOMÉ AVELINO CÂMARA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA


Ações das quais faz parte

2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional


Lista de Fotos

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