O gênero tirinha e o tema transversal cidadania: uma proposta de intervenção para o desenvolvimento da leitura crítica
Tirinhas, Cidadania, Leitura
Esta pesquisa, realizada em uma escola estadual localizada em uma área periférica da cidade de Santa Cruz/RN, teve como objetivo contribuir para um letramento crítico, resgatar a autoestima, formar para a vida e promover a autonomia de 13 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II. Utilizou como metodologia uma proposta interventiva a partir de uma sequência didática, desenvolvida e aplicada a partir do gênero multimodal tirinha e do tema transversal cidadania, por meio das seguintes etapas: etapa inicial, na qual foi realizada uma atividade diagnóstica para verificar as dificuldades de leitura apresentadas pelos alunos; etapa de módulos, através de aulas expositivas, pesquisas e rodas de conversas, nas quais foram trabalhadas as questões de leitura e interpretação de tirinhas, com a abordagem da temática cidadania; e a etapa final, em que se produziu a atividade final que serviu de base para a análise de resultados das atividades propostas. A fim de conhecer o perfil da turma, os participantes foram submetidos à aplicação de um questionário por meio do qual foi possível verificar tanto as preferências de leitura quanto as dificuldades relacionadas à leitura e à compreensão de textos.