Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA CRISTINA CAVALCANTE

DISCENTE : PATRICIA CRISTINA CAVALCANTE
DATA : 27/11/2023
LOCAL: https://meet.google.com/hjk-ejoj-dkh

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DO GÊNERO PROPAGANDA POR ALUNOS DO SÉTIMO ANO DE UMA ESCOLA DE PARNAMIRIM (RN)

compreensão; interpretação; gênero propaganda.

O ensino baseado em textos possibilita o desenvolvimento de competências linguísticas, capacitando os alunos a reconhecerem diferentes gêneros discursivos na sociedade através da compreensão e interpretação textual. Após a pandemia da COVID-19, constatou-se um aumento na defasagem do ensino de Língua Portuguesa, especialmente, com relação à prática de leitura, compreensão e interpretação de textos. A fim de desenvolver uma proposta de aprendizagem direcionada ao uso da produção da linguagem verbal e não verbal a partir da leitura, compreensão e interpretação do gênero discursivo propaganda em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental, essa proposta de pesquisa espera, por meio da aplicação de atividades didático-pedagógicas sobre o gênero discursivo propaganda, explicar como esse gênero é compreendido e interpretado pelos estudantes do período escolar em questão para verificar a eficiência dos métodos de ensino e aprendizagem desses textos. Ao final, planeja-se produzir uma cartilha de orientação aos docentes sobre como proceder na aprendizagem do gênero propaganda. Assim, com base no conceito de gênero discursivo proposto por Bronckart (2006), ou seja, práticas sociais que possuem características linguísticas e comunicativas distintas moldadas pela interação social, pelas convenções comunicativas e os propósitos comunicativos de uma comunidade, considera-se produzir, por meio do método de pesquisa-ação, uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLY, 2004) para delinear como deve ocorrer o ensino do gênero propaganda com alunos do ensino fundamental – anos finais, tendo como foco as práticas de compreensão e interpretação de textos.

Presidente - 3217846 - RAFAHEL JEAN PARINTINS LIMA
Interno - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS