Banca de DEFESA: JACIELLY KATIA DE ALMEIDA SILVA LOPES

DISCENTE : JACIELLY KATIA DE ALMEIDA SILVA LOPES
DATA : 27/07/2023
LOCAL: Ambiente virtual

O USO DO E-MAIL COMO GÊNERO DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS

Multiletramentos. Linguagem. Sequência didática. E-mail.

Diante da necessidade de promover o desenvolvimento de letramentos digitais na sociedade contemporânea e da competência tecnológica como requisito essencial para a produção de textos em ambientes virtuais, é fundamental que as escolas adotem práticas linguísticas adequadas para incorporar o uso de ferramentas digitais e suas linguagens visando preparar os alunos para se comunicarem em diversas situações. Nesse contexto, propomos este trabalho com o objetivo geral de desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica almejando o desenvolvimento do letramento digital de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental através do gênero e-mail. A proposta foi elaborada a partir de um questionário aplicado aos alunos de uma turma do nono ano em uma escola pública no município de Sítio Novo, Estado do Rio Grande do Norte, e será posteriormente aplicada. Para sua construção, nos baseamos nos estudos sobre sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004) bem como nas metodologias ativas discutidas por Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2019) e Bacich e Moran (2018). Como produto final, desenvolvemos um site. Utilizamos como base teórica os estudos de diferentes autores: Marcuschi (2008; 2010), Bakhtin (2020), Koch (2018) e Adam (2008) no tocante aos gêneros textuais; Marcuschi (2008) e Paiva (2010) para a compreensão do e-mail como um gênero específico do ambiente digital; e Antunes (2010; 2017) acerca da relevância do texto em sala de aula. Além disso, nos baseamos nas abordagens de Coscarelli (2016) e Ribeiro (2018) em relação ao uso de tecnologias para a escrita. A partir dessas fundamentações, discutimos os conceitos de letramento digital e competência tecnológica. Para embasar nossa compreensão sobre letramento, utilizamos as discussões de Soares (2022) e Kleiman (2016), que abordam a pluralização dos letramentos, e recorremos a Rojo (2012) para a definição de multiletramentos e a Kalantzis, Cope e Pinheiro (2022) para a compreensão dos propósitos dos letramentos e da pedagogia dos multiletramentos. No desenvolvimento deste estudo, adotamos uma abordagem metodológica exploratória e qualitativa. Os resultados da sondagem por meio do questionário nos permitiram identificar variação da competência tecnológica dos alunos e sua limitada familiaridade com as ferramentas de e-mail.

Presidente - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Interno - 2275923 - MARCIO SALES SANTIAGO
Externa à Instituição - MARIA INÊS BATISTA CAMPOS - USP
Notícia cadastrada em: 11/07/2023 15:21