Banca de DEFESA: RENATO MARQUES

DISCENTE : RENATO MARQUES
DATA : 30/10/2020
LOCAL: Banca Virtual Google meet

UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA.

Ensino de gramática e ludicidade. Material didático. Acentuação Gráfica

Tornar os alunos interessados e ativamente envolvidos nas aulas de língua portuguesa, como forma de melhorar a aprendizagem, tem sido um desafio para a docência. Os inúmeros questionamentos e os textos que recebemos de nossos alunos revelam, por parte destes, uma carência quanto às suas habilidades na citada disciplina, notadamente no que concerne às regras de acentuação gráfica. Tal realidade, em nosso entendimento, pode estar relacionada à forma como esse conteúdo vem sendo abordado nas aulas de língua portuguesa. Não é raro ouvir dos alunos expressões como: “português é complicado”; “gramática é difícil demais”. O presente trabalho tem como objetivo geral contribuir para minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos no ensino de acentuação gráfica. Optamos, metodologicamente, por uma intervenção didática, respaldada em uma abordagem lúdica do conteúdo. Para tanto, valemo-nos de um jogo que criamos, e que o apresentamos como material didático, no qual são exploradas as regras de acentuação gráfica da língua portuguesa. Por meio desse mecanismo objetivamos, de modo específico, despertar o interesse dos alunos no tocante ao tópico de acentuação gráfica, tornando as aulas de língua portuguesa menos enfadonhas e mais atrativas. Objetivamos ainda transformar os alunos em participantes ativamente envolvidos nessas aulas e, desse modo, contribuir para a melhora do aprendizado e dos usos da acentuação gráfica.  Sem desconhecer e, menos ainda, desconsiderar que o ensino de gramática da língua portuguesa deve se dar de forma significativa e contextualizada, conforme Faraco (2008), Antunes (2014), Franchi (2006), Neves (2003), dentre outros, entendemos que a abordagem das regras de acentuação gráfica, dada a sua natureza técnica e árida, poderá se servir do lúdico, conforme Kishimoto (2011) e Friedmann (1996)  como forma de tornar mais atrativas as aulas e desencadear uma aprendizagem exitosa.   A utilização do jogo em nossa intervenção didática se mostrou eficaz tendo propiciado aos nossos alunos, além de uma maior participação nas aulas, uma considerável evolução quanto ao domínio dos usos da acentuação gráfica, o que nos permite concluir que a utilização de estratégias lúdicas pode também ter êxito na abordagem de outros tópicos gramaticais no ensino de língua portuguesa.

Presidente - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO