Banca de DEFESA: FRANCISCA ALDENORA MORENO FERNANDES

DISCENTE: FRANCISCA ALDENORA MORENO FERNANDES
DATA: 16/09/2015
LOCAL: Sala 7 Bloco B - CERES/Currais Novos

IMPACTOS GERADOS POR APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - EJA

Letramento. Sequência Didática. Crônica.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Desde os anos de 1980 as questões em torno do Letramento têm sido amplamente discutidas no Brasil e no mundo, provocando inúmeras reflexões em torno do processo de aquisição da leitura e da escrita e, sobretudo, do uso que as pessoas fazem destas ferramentas nas mais diversas situações. A escola, por sua vez, na qualidade de agência de letramento, tem sido desafiada a rever conceitos e ações voltadas para o processo de ensino da língua materna, de modo que o aluno perceba a função social da língua e participe das situações comunicativas com competência linguística. Visando contribuir para o aprimoramento do letramento do aluno, este trabalho aborda aplicação de sequência didática que adota como prática de letramento a produção do gênero crônica, cujas leituras geralmente são agradáveis e atraentes para se trabalhar nos espaços de sala de aula de forma dinâmica e reflexiva. A intervenção tem como público alvo uma turma do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual “CEJA Profª Creuza Bezerra”, no município de Currais Novos/RN. O objetivo dessa pesquisa-ação é estudar os impactos gerados pela aplicação de sequência didática nas práticas de leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos. Metodologicamente, fundamenta-se nas orientações de Bodgan; Biklen (1994), Gressler (2003), Moreira; Caleffe (2006) e Stake (2011). Em termos teóricos, a pesquisa proposta tem como embasamentos aportes dos Estudos de Letramento (MORTATTI, 2004; KLEIMAN 2007; OLIVEIRA, 2008; HAMILTON, 2000; ROJO, 2012; 2013), subsídios da Teoria dos Gêneros (BRONCKART, 2003; 2006; MARCUSCHI, 2008) bem como suporte dos estudos que versam sobre a sequência didática e a formação docente (DOLZ, 2004; 2012; BARROS, 2013; ABREU-TARDELLI, 2009; FREIRE, 2006; BOLZAN, 2002). A pesquisa em andamento evidencia maior participação dos alunos nas atividades de leitura e de escrita assim como melhoria de desempenho nessas atividades.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - RISOLEIDE ROSA FREIRE DE OLIVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 09/09/2015 12:45