Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVANI POZZA AZONI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANI POZZA AZONI
DATA : 20/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Laboratório de Transferência de Calor
TÍTULO:

Análise do arrasto e sustentação aerodinâmica em velocidade subsônica da geometria do demonstrador de tecnologia de combustão aspirada hipersônica X-43 em túnel de vento fechado


PALAVRAS-CHAVES:

Arrasto, sustentação, velocidade subsônica, scramjet, X-43


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Os demonstradores de tecnologia scramjet tem por finalidade demonstrar a propulsão hipersônica aspirada em velocidades hipersônicas, ou seja, 5 vezes acima da velocidade do som na altitude de voo. O projeto desses veículos visa se adequar aos esforços aerodinâmicos térmicos e estruturais a velocidades superiores a Mach 5. Um veiculo scramjet funciona apenas a velocidades hipersônicas, porém para sair de um aeródromo e chegar a velocidade e altitude de operação o veículo deve ser conduzido por uma outra aeronave ou outra forma de propulsão. Portanto um veículo hipersônico como o X-43 passa por todas etapas de voo desde o repouso, passando pelos regimes de velocidade subsônica, transônica, supersônica até de atingir velocidade hipersônica. Apesar dos projetos possuírem uma grande equipe de profissionais os projetistas de veículos Scramjet frequentemente ignoram a estabilidade subsônica em projetos em velocidades hipersônicas, mas para um projeto final viável, a estabilidade e a manobrabilidade em velocidades baixas (subsônicas) são cruciais para um veículo bem-sucedido, tendo em vista que na atualidade existem apenas veículos hipersônicos com propósitos militares, existem estudos de viabilidade de veículos para transporte de passageiros. Pouco se sabe do comportamento aerodinâmico em voo subsônico deste veículo portanto neste presente estudo será feita a analise aerodinâmica das forças de arrasto e de sustentação em voo subsônico da geometria do demonstrador Scramjet X-43 da Nasa em escala de 1:3,7 em túnel de vento fechado na velocidade de cruzeiro de 20 m/s para verificar a viabilidade dessa geometria para um voo estável com ângulo de ataque de 0°, ou seja, eixo da aeronave perpendicular ao fluxo de ar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1235107 - GEORGE SANTOS MARINHO
Interno - ***.408.158-** - PAULO GILBERTO DE PAULA TORO - ITA
Externo ao Programa - 2654020 - KLEIBER LIMA DE BESSA - UFRNExterno à Instituição - CLAUS FRANZ WEHMANN - UFC
Notícia cadastrada em: 29/11/2023 12:58
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