Banca de DEFESA: KASSANDRA MERIELLI LOPES LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KASSANDRA MERIELLI LOPES LIMA
DATA : 18/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: remota (via meet)
TÍTULO:

A VIDA EM UM STORY: A PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO NARRATIVA DE INFLUENCIADORAS DIGITAIS EM NATAL (RN) NO INSTAGRAM STORIES


PALAVRAS-CHAVES:

Influenciadores Digitais; Instagram Stories; Narrativa; Práticas Narrativas; Mídias Sociais


PÁGINAS: 226
RESUMO:

É com o objetivo de identificar as características das narrativas midiáticas construídas por influenciadoras digitais em Natal (RN), no Instagram Stories, que essa pesquisa de tese caminha. Partindo dos conceitos de narrativa (Aristóteles, 2008; Barthes, 2011; Ricoeur, 1984, 1991, 1994, 1995, 1999) para tensionar sobre uma narrativa midiática (Silverstone, 2011; Motta, 2004, 2012, 2013; Barbosa, 2017), abordagens que se encontram e completam a pesquisa teórica que ainda recorre aos temas da midiatização (Sodré, 2002, 2014, 2021; Hjarvard, 2015; Hepp, 2014; Couldry; Hepp, 2020), exposição do eu (Sibilia, 2016) e influência digital (Abidin; Karhawi, 2021; Karhawi, 2016, 2018, 2020). A pesquisa empírica, em completude à teórica, fia-se em uma inspiração etnográfica (Fragoso; Recuero; Amaral, 2011), por meio das técnicas de coleta de dados da observação direta e do diário de campo. Após um acompanhamento de três anos dos perfis analisados (2021, 2022 e 2023) construímos uma amostragem de 904 Stories, de sete dias (17/12/2021, 10/02/2022, 05/09/2023 a 09/09/2023). Para realizar a leitura do material coletado empregamos a Análise Pragmática da Narrativa de Motta (2013), dividida em sete movimentos narrativos, dos quais cinco nos foram base para a aplicação da Teoria e Análise narrativa do autor (2013) para a elaboração de nosso método analítico, capaz de ser replicável em outras pesquisas semelhantes. Como resultados temos: 1) A construção de práticas de narrativas midiáticas estratificadas no Instagram Stories, organizadas em Estratos de Intimidade, Estratos de Publicidade e Reposts; 2) A constituição teórica de “Personagens de si” pelo grupo analisado; E, por fim, 3) O conflito dramático da Influência Digital. O Instagram Stories pode, portanto, ser compreendido como um dispositivo contemporâneo de práticas de narrativas midiáticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1319361 - JUCIANO DE SOUSA LACERDA
Interno - 2178719 - MARCELO BOLSHAW GOMES
Externa ao Programa - 1841870 - LILIAN CARLA MUNEIRO - UFRNExterna à Instituição - ISSAAF SANTOS KARHAWI - USP
Externa à Instituição - MAYARA DE SOUSA GUIMARÃES FONSÊCA - IFPB
Notícia cadastrada em: 28/11/2023 15:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao