Banca de QUALIFICAÇÃO: DICKSON DE OLIVEIRA TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DICKSON DE OLIVEIRA TAVARES
DATA : 31/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: online
TÍTULO:

Gamificação da Cultura – a problematização do jogo como mediação, a perspectiva da ludicidade e a cultura da gamificação pelos estudos da mídia.


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação, Jogos, Ludicidade, Gamificação da Cultura, Estudos da Mídia.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

E se cada passo de nosso cotidiano pudesse se transformar em etapas ou fases de um jogo? Sob à luz da gamificação, seria possível ‘gamificar’ o dia a dia, as atividades e tarefas mais comuns e banais, convertendo a nossa vida em um jogo. Pode parecer a premissa de um romance de ficção científica ou o roteiro de um novo filme de Hollywood, mas já é uma realidade hoje.À medida que o mundo corporativo, as estratégias de marketing e os ambientes educacionais estruturam artefatos e dispositivos, ações e práticas, produtos e serviços com os elementos e mecânicas de jogos, tornando as práticas sociais nesses espaços de interação social mais motivadoras e envolventes, por consequência, construindo a ‘Gamificação da Cultura’.Na obra Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura (2019), Johan Huizinga relaciona os jogos na cultura humana. Reestabelecemos o papel dos jogos na contemporaneidade, com sua natureza lúdica, de interação social e comunicacional, bem como a sua instrumentalização em atividades gamificadas, nos contextos educacionais, corporativos e de entretenimento com a finalidade de modular e condicionar o comportamento dos indivíduos. Estabelecemos a relação entre o JOGO, a CULTURA e a GAMIFICAÇÃO – no enquadramento enquanto estudos sobre práticas sociais mediadas. Estruturando a tese em cinco capítulos, examinamos o percurso acadêmico no contexto dos estudos da mídia para compreender, a partir da relação entre os jogos e cultura, a gamificação como prática social mediada – destacamos John B. Thompson, Luís Mauro Sá Martino, Johan Huizinga, Jane McGonigal, Lúcia Santaella, Delmar Domingues, Brian Burke, Fabricio Fava, Mathias Fuchs e Marcos Nicolau. Eles serão a base teórica que elencam as principais abordagens sobre jogo, gamificação, ludicidade, teoria da mídia, mediatização, estudos culturais; e os principais domínios de aplicação, como na educação, no entretenimento e mídias sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2178719 - MARCELO BOLSHAW GOMES
Interna - 1694773 - VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
Externo ao Programa - 3060797 - RODRIGO MONTANDON BORN - UFRN
Notícia cadastrada em: 19/07/2023 16:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao