Banca de DEFESA: GIOVANNA OLIVEIRA LIMA DE ABREU

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANNA OLIVEIRA LIMA DE ABREU
DATA : 30/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

BIG DATA E O CONSUMIDOR DATAFICADO: PERSPECTIVAS PARA UMA ADAPTAÇÃO DO MODUS OPERANDI PUBLICITÁRIO NO NORDESTE E NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Big Data. Consumidor Dataficado. Publicidade.



PÁGINAS: 167
RESUMO:

Os avanços tecnológicos apontam para caminhos de disrupção, incertezas e inexorabilidade. De forma acelerada, vemos os mais diversos setores do mercado sendo reconfigurados. As tecnologias desenvolvidas a partir dos sistemas e ferramentas de Big Data estão no epicentro dessas transformações. Recusando pressupostos que entendem a linguagem algorítmica como um universo paralelo ou muito distante da realidade atual, esta pesquisa visa investigar as habilidades que os profissionais brasileiros da área de Publicidade precisam adquirir para atuar em um mercado global que vem fazendo do consumidor dataficado o seu protagonista. Ensejamos, então, como objetivo geral, apontar perspectivas para uma adaptação do modus operandi publicitário no Brasil e, mais especificamente, na região Nordeste, no estado do Rio Grande do Norte. Como estratégia para desenhar o percurso que a Publicidade precisa fazer medrar, pretendemos embasar nossas discussões em torno de metodologias como pesquisa teórico-sistemática, pesquisa bibliométrica, pesquisa empírica com observação direta de campo e participação no processo de construção das práticas docentes.  A pesquisa empírica ocorreu no curso de Publicidade e Propaganda da faculdade particular Estácio/RN. Devido à pandemia de SARS CoV-2, adaptamos o método de coleta de dados. Fizemos uma ampla varredura na internet, buscando por pesquisas, mapas e informações, inclusive, a respeito do impacto da própria pandemia sobre o objeto de estudo. O trabalho combina também diferentes estudos de caso que procuram analisar as particularidades de cada proposta sobre diferentes mecanismos. Além disso, produzimos uma cartografia da dataficação dentro do campo da publicidade para entendermos como as pesquisas científicas da área abordam o tema. Para compreender os vínculos entre as mediações, a rede e os integrantes desse sistema interconectado, adotamos a Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012; LEMOS, 2013, 2016). No intuito de problematizar a realidade brasileira, especificamente, no campo da Publicidade, lançamos mão dos estudos de BRUNO; CARDOSO; MELGAÇO; GUILHON e KANASHIRO (2019). Considerando as mudanças tecnológicas pelas quais o mundo vem passando, essas observações sobre a metodologia agregam saberes para um entendimento da pesquisa científica que visa sugerir categorias analítico-metodológicas para uma compreensão mais acurada das práticas comunicacionais, sociais e educacionais nos cursos de Publicidade. Sobre as disputas que, contemporaneamente, se dão nos territórios informacionais, entendemos que as conquistas da ciência representam uma oportunidade, mas apenas se houver um novo pacto social entre os governos, o setor privado, a academia e a comunidade dicente, a fim de mudar os sistemas educativos e a forma como os países enfrentam os problemas tecnológicos. A proposta da pesquisa, portanto, é tencionar os processos de compreensão da comunicação e da Publicidade para que o modus operandi desse mercado não se distancie da realidade social, econômica, política e mercadológica, mas antecipe-se ou, no mínimo, acompanhe as mudanças tecnológicas que já se delineiam.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLÁUDIO CARDOSO DE PAIVA
Interno - 2312564 - DANIEL RODRIGO MEIRINHO DE SOUZA
Externa à Instituição - ISALTINA MARIA DE AZEVEDO MELLO GOMES
Interno - 2178719 - MARCELO BOLSHAW GOMES
Presidente - ***.794.654-** - MARIA DAS GRAÇAS GALVÃO PINTO COELHO - UFRN
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 10:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao