Banca de DEFESA: MARCELHA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : MARCELHA PEREIRA DA SILVA
DATA : 19/04/2023
LOCAL: online

COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA: O USO DO DISCURSO CONSTITUINTE E PARATÓPICO DA CIÊNCIA PARA CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO NO JORNAL DA USP

Comunicação Pública da Ciência; Discurso Constituinte; Ethos Discursivo; Análise do Discurso

Esta investigação trata-se de uma análise discursiva das reportagens voltadas para a Comunicação Pública da Ciência do Jornal da Universidade de São Paulo (USP), a partir da compreensão de discurso constituinte da ciência, e portanto da paratopia, para a construção do ethos discursivo da universidade. O objeto empírico foi o Jornal da USP, com corpus temporal sendo o período de agosto a setembro de 2021 e o domínio online do portal (https://jornal.usp.br/) como corpus espacial. Já o objeto teórico foi a Análise do Discurso, com linha teórica centrada em Maingueneau (2006, 2010). Por meio do estudo, foi constatado que a ciência, enquanto discurso constituinte e paratópico, instiga a sociedade e movimenta papéis sociodiscursivos, como é o caso da Comunicação Pública da Ciência. Foi observado que no processo de enunciação das notícias, as pesquisas científicas desenvolvidas na USP possuem a universidade como Força legitimante, ao mesmo tempo em que o ethos da própria instituição é construído e reforçado por esse mesmo discurso. A dissertação colabora com o avanço das reflexões sobre a Comunicação Pública da Ciência de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTI).

Presidente - 1961635 - DANIEL DANTAS LEMOS
Interna - 1460107 - KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA