Banca de DEFESA: MARÍLLIA GRAZIELLA OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARÍLLIA GRAZIELLA OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 23/03/2023
LOCAL: Remoto (plataforma google meet)

PAISAGEM MIDIÁTICA DO SERTÃO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE CONSUMO DE MÍDIA DO CANAL 4, DE CURRAIS NOVOS/RN

Consumo; Consumo de Mídia; Mídia Local; Televisão local; Desertos de notícias; Sertão; Nordeste; Sidy’s TV a Cabo; Currais Novos.

Esta tese doutoral apresenta um estudo das práticas de consumo de mídia local através do canal 4, de Currais Novos/RN. A cidade, que está localizada na zona mais pobre e estigmatizada do Brasil, o sertão nordestino, destaca-se na história da mídia brasileira por ter sido a pioneira no sistema de televisão a cabo da região Nordeste. Apresenta-se também peculiar por ser uma cidade considerada de pequeno porte – população média de 45 mil habitantes – com seis emissoras de televisão com conteúdo local. Dessa maneira, diverge-se das características típicas dos municípios que são considerados desertos de notícias no Brasil (ATLAS DA NOTÍCIA, 2022), ou seja, locais que não têm veículos jornalísticos e, consequentemente, cobertura significativa da imprensa. Diante dessa conjuntura, com o objetivo de compreender quais são e como se dão as práticas de consumo de mídia televisiva local a partir do canal 4, de Currais Novos/RN, desenvolvemos uma percurso metodológico híbrido, que teve início com a seleção de cinco casas de famílias curraisnovenses e, em seguida, com a utilização de quatro instrumentos de coleta de dados: a) questionário de audiência semiestruturado; b) diários de consumo; c) observação não-participante; d) e entrevistas em profundidade.  Os dados empíricos apanhados com a pesquisa de campo se articularam com os nossos aportes teóricos, regidos especialmente pelo conceito de consumo (BAUMAN, 2008; BAUDRILLARD, 2007; JENKINS, 2009; MILLER, 2007; TAPSCOTT; WILLIAMS, 2007). Além disso, o embasamento metodológico foi desenvolvido a partir das questões acerca dos estudos de audiência com ênfase nos estudos de consumo midiático (JACKS; TOALDO, 2013; WOTTRICH, 2017). Com a análise realizada, a tese expõe seis categorias de práticas de consumo midiático local curraisnovense: uso dos aparelhos, reconhecimento do outro, lugar do consumo, autorreconhecimento, sociabilidade e mídia televisiva (local). Resultando também em 24 sentenças conclusivas em torno das práticas de consumo televisivo local em Currais Novos/RN, confirmando algumas hipóteses iniciais, como a de que há predominância no uso do aparelho televisivo para o consumo local; que o efeito zapping (troca de canais)ao longo do programa é nulo ou baixo ou ainda de que o consumo televisivo local se dá essencialmente em casa, em núcleo familiar.

Externa à Instituição - DANIELA CRISTIANE OTA - UFMS
Externo à Instituição - ELSON FAXINA - UFPR
Presidente - 1319361 - JUCIANO DE SOUSA LACERDA
Externa ao Programa - 1841870 - LILIAN CARLA MUNEIRO - UFRNInterna - 1644432 - MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO