Banca de DEFESA: JOHN WILLIAN LOPES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOHN WILLIAN LOPES
DATA : 30/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Decom
TÍTULO:

 

 

PUBLICIDADE TRANSLOCAL E A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS DE TEMPORALIDADES: ESTUDO A PARTIR DE ANÚNCIOS VEICULADOS NO CONTEXTO DA SEGUNDA GUERRA NO RIO GRANDE DO NORTE (1942-1945)


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Estudos da mídia. Práticas sociais. Publicidade translocal. Memória midiática. Segunda Guerra Mundial.

 


PÁGINAS: 256
RESUMO:

 

A mídia tem se tornado cada vez mais relevante na configuração das memórias na sociedade. E a publicidade, constitutiva do sistema midiático, aciona essas memórias na estruturação de suas narrativas e coloca em circulação formas de interpretar as práticas humanas em seus tempos. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo geral elucidar como as marcas de temporalidade e de memória de acontecimentos e as correspondentes práticas sociais de um período histórico se expressam como narrativa publicitária. Isso interessa ao campo de pesquisa em comunicação por vislumbrar possibilidades de reinterpretação de processos comunicacionais imersos em outra temporalidade. Tomam-se como base teórica os interlocutores que debatem as ideias de local e de territorialização e a inserção delas no contexto da comunicação, a partir das quais propõe-se a noção de publicidade translocal. Recorre-se também aqueles que discutem a relação entre a comunicação midiática e os campos do tempo, acontecimento e da memória, a fim de situar a participação das narrativas e práticas sociais da publicidade na produção dessas dimensões – a partir da qual sugere-se a noção de acontecimento publicitário. Empiricamente, observa-se a produção publicitária impressa no jornal A República, veiculada no contexto da Segunda Guerra Mundial (de 1942 a 1945, especificamente) em Natal, Rio Grande do Norte (Brasil). Parte-se de uma amostragem de 681 unidades publicitárias impressas (UPIs) que são submetidas a um tratamento analítico descritivo-interpretativo, baseado num referencial de codificação próprio, fundamentado na processualidade metodológica da análise de conteúdo. A análise está dividida em das partes: a primeira (plano do conteúdo) com abordagem predominantemente quantitativa e que englobou todas as UPIs; a segunda (planos da expressão e diagramação), mais qualitativa e aplicada às 142 UPIs com vinculação com o contexto da guerra. Quanto ao enfoque quantitativo, os resultados sinalizam a confirmação de que o contexto da guerra repercutiu menos nas mensagens publicitárias em relação ao total veiculado no período, considerando que não havia no Rio Grande do Norte uma estrutura de comunicação publicitária desenvolvida; que a associação com o acontecimento da guerra é uma característica presente principalmente nos anúncios de companhias internacionais, reforçando uma visão externa do conflito. Quanto ao qualitativo, verifica-se que os mecanismos dedutivos de representação das relações e práticas humanas emergem na mensagem publicitária como recursos simbólicos acessíveis ao contexto de recepção dos consumidores; que vinculação entre publicidade e ideologia se estrutura como narrativa, associando nas mensagens valores estrangeiros da guerra e hábitos culturais e de consumo das pessoas. Esses aspectos ajudam a sustenta-se a tese de que a publicidade pode ser partícipe e construtora de determinada dimensão histórica, possibilitadora e mobilizadora de memórias e expressão de transformações e permanências nas relações e práticas humanas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1644432 - MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO
Interno - 1319361 - JUCIANO DE SOUSA LACERDA
Interna - 1640014 - MARIA ANGELA PAVAN
Interna - 1694773 - VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
Externo à Instituição - NICOLAS LORITE GARCIA - UAB
Externo à Instituição - ENEUS TRINDADE BARRETO FILHO - USP
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 09:43
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