Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ LAERTON SANTOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ LAERTON SANTOS DA SILVA
DATA : 09/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: DECOM - GOOGLE MEET
TÍTULO:

CORPUS SIMULACRUM:RACIALIDADE, FILMES DE TERROR E VIAGENS EM DOBRA


PALAVRAS-CHAVES:

Cinema de Terror, Ficção científica, Comunicação, Teorias da Conspiração, Racialidade.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

O que pode ser encontrado se a visualidade de pessoas pretas em filmes de terror for usada como índice para ler as imagens de negridade fora do colonialismo, capitalismo e patriarcado? Como instaurar a quebra da linearidade temporal que permitirá o desarranjo do arco narrativo da colonialidade ? Como ver e fazer as imagens de corpos instaurados pelo regime da colonialidade? Tudo isso tomamos como uma porta, uma saída para fazer ver outras coisas. O objetivo da pesquisa foi pensar a negridade, conceituada por Denise Ferreira da Silva, através das imagens e narrativas do cinema de terror (e ficção científica) contemporâneo. A pergunta de pesquisa foi: o que podem revelar as narrativas e imagens do terror quando lidas, sentidas e experimentadas através da ótica racialidade?  Foram selecionados filmes 4 de terror segundo critérios estabelecidos em pesquisa, os filmes foram assistidos e de acordo com as narrativas dos filmes foram exploradas linguagens, conceitos e imagens para composição de um ensaio que aborda uma multiplicidade de questões, apoiadas em teorias e estudos da comunicação, filosofia, psicologia, física quântica, teorias da conspiração e cultura pop. Quatro filmes brasileiros foram utilizados como narrativas principais: As boas maneiras (2018), O rastro (2017), O Nó do diabo (2018) e O club do canibais (2018). Aos filmes principais seguiram filmes secundários, que foram Panic Room (EUA, 2002), Population 436 (EUA, 2006), Under The Shadow (IR, 2016), Trabalhar cansa (BR, 2011), Alien Nation (EUA, 1988), Nope (EUA, 2022), Fresh (EUA, 2022).  Como referencial de metodologia de investigação artística a pesquisa teve como norteador as propostas de Roldán e Viadel (2012). São importantes referenciais teóricos para a construção do ensaio o pensamento da filósofas Denise Ferreira da Silva(2022), Audre Lord (2019), Patricial Hill Collins (2019) e Angela Davis; A pesquisa também foi fortemente inspirada nas teorizações da pesquisadora e cineasta afroamericana Drª Robin R. Means Coleman (2019), sobre cinema negro de terror nos Estados Unidos; o conceito de guerra psicológica comumente usado no militarismo/política também foi importante; Por fim, as teorizações do pesquisador Clovis Moura foram fundamentais para elaboração da dissertação. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2312564 - DANIEL RODRIGO MEIRINHO DE SOUZA
Interna - ***.943.004-** - DENISE CARVALHO DOS SANTOS RODRIGUES - UFRN
Externo à Instituição - ERICO ANDRADE MARQUES DE OLIVEIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 17:05
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