Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELHA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : MARCELHA PEREIRA DA SILVA
DATA : 29/11/2022
LOCAL: On line

A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA DO JORNAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Comunicação Pública da Ciência; Ethos Discursivo; Análise do Discurso.

Esta investigação trata-se de uma análise do ethos discursivo das reportagens voltadas para a Comunicação Pública da Ciência do Jornal da Universidade de São Paulo (USP). Assim, parte do questionamento de como a prática discursiva das reportagens de ciência se utilizam do discurso constituinte da ciência, e portanto da paratopia, para a construção do ethos discursivo da USP, a partir da perspectiva de Maingueneau (2006, 2010). A metodologia tem como objeto empírico o Jornal da USP e o período de agosto a setembro de 2021 como corpus temporal. O levantamento das notícias publicadas ocorreu por meio da metodologia de semana construída; ao total, foram alcançadas 10 notícias da editoria de Ciências do Jornal da USP, que oferecem uma amostra do que é produzido pela equipe de comunicação da universidade. A análise colabora com o avanço das reflexões sobre Comunicação Pública da Ciência, analisando o jornalismo científico como parte da estratégia de comunicação institucional voltada para a divulgação da ciência produzida nas instituições.

Presidente - 1961635 - DANIEL DANTAS LEMOS
Interna - 1460107 - KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA