Banca de DEFESA: ADALBERTO ALMEIDA DE ARAUJO JUNIOR

DISCENTE : ADALBERTO ALMEIDA DE ARAUJO JUNIOR
DATA : 16/09/2022
LOCAL: Remota

BATALHA DO COLISEU: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS E SIMBÓLICAS NO RAP A PARTIR DO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO

HIP HOP; CULTURA; RAP; FOLKCOMUNICAÇÃO.

Investiga-se as práticas sociais e discursivas em batalhas de rap (ritmo e poesia) no ambiente universitário, considerando o caso da Batalha do Coliseu, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN). Para desenvolver este trabalho utilizamos a pesquisa bibliográfica, o método observacional, aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas e questionários, bem como análise do discurso e uma adaptação da cartografia simbólica, um método de interpretação de dados proposto pelo sociólogo português Boaventura de Sousa Santos (2002), para representar, através de um mapa analítico-descritivo, os espaços, os sujeitos, as práticas e os discursos predominantes nesse tipo de manifestação cultural. A partir dos resultados obtidos, observamos que as batalhas de rap podem ser consideradas como formas de comunicação popular e contra-hegemônica, tendo em vista o vínculo observado entre a música rap com as questões sociais e as lutas contra as diferentes formas de opressão. Ademais, percebeu-se também a necessidade de um maior aprofundamento sobre as discussões levantadas por esta pesquisa, considerando os processos de comunicação que constituem os grupos populares marginalizados da sociedade, compreendendo suas práticas comunicativas como manifestações culturais de resistência popular.

Presidente - 2475502 - ITAMAR DE MORAIS NOBRE
Interna - ***.943.004-** - DENISE CARVALHO DOS SANTOS RODRIGUES - UFRN