Banca de QUALIFICAÇÃO: MARÍLLIA GRAZIELLA OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARÍLLIA GRAZIELLA OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 06/09/2022
LOCAL: Remoto (plataforma google meet)

PAISAGEM MIDIÁTICA DO SERTÃO: um estudo qualitativo das práticas de consumo de mídia do canal 4, de Currais Novos (Brasil)

Desertos de notícias; Consumo; Local; Mídia; Nordeste.

Esta tese de doutorado apresenta um estudo das práticas de consumo de mídia local realizada por telespectadores residentes no município de Currais Novos (Brasil), localizado no sertão nordestino brasileiro. A cidade, além de ter sido a pioneira no sistema de televisão a cabo da região, apresenta-se de uma maneira divergente das características típicas dos municípios que são considerados desertos de notícias no Brasil (ATLAS DA NOTÍCIA, 2021), com seis canais de televisão com conteúdo local. Os dados empíricos desenvolvidos na pesquisa de campo se articulam com aportes teóricos diversos, regidos por conceitos como consumo e práticas de consumo, desertos de notícias no Brasil, mídia local e fluxos comunicativos. A fim de compreender como se dá o consumo de mídia televisivo local a partir do canal 4, de Currais Novos (Brasil), desenvolvemos uma metodologia híbrida, que teve início com a seleção de 5 casas de famílias currais-novenses, associando o questionário semiestruturado para pesquisa de audiência, o estudo de diários de consumo desenvolvidos exclusivamente para essa tese, a observação participante e as entrevistas em profundidade semiestruturadas com uma amostra de 16 sujeitos consumidores de mídia local.

Presidente - 1319361 - JUCIANO DE SOUSA LACERDA
Interna - 1644432 - MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO