Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRIELLE CRISTINA MOURA MENDES GUILHERME

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRIELLE CRISTINA MOURA MENDES GUILHERME
DATA : 27/07/2021
LOCAL: Remoto (plataforma google meet)

Escritoras indígenas e a descolonização do imaginário midiático

Mídia; Decolonialidade; Escritas indígenas; Descolonização do imaginário midiático.

Analisa-se o que as escritoras indígenas brasileiras fazem para propagar as suas ideias (quais estratégias midiático-comunicacionais utilizam), que ideias elas ativam, e como essas narrativas ajudam a disseminar uma outra visão sobre o mundo. Reflito especificamente sobre como as narrativas (midiatizadas) se tornam um ato de descolonização, quando quem escreve se opõe a posições coloniais. Os dados já coletados apontam que as poetas indígenas fazem parte de um movimento mais amplo que promete mudar a forma como os povos indígenas são retratados, e consequentemente, tratados, dentro de um imaginário midiático dominante, que legitima a destruição simultânea da sociodiversidade e biodiversidade, ao encarnar o desejo de transformar o imaginário midiático através do uso combinado de dispositivos artísticos-midiáticos-comunicacionais a fim de tensionar as práticas e os sentidos dominantes e impedir que as vozes subalternizadas continuem subalternizadas.

Presidente - 1319361 - JUCIANO DE SOUSA LACERDA
Interna - 007.943.004-05 - DENISE CARVALHO DOS SANTOS RODRIGUES - UFRN