Banca de DEFESA: LUIS CARLOS NORONHA E SOUSA

DISCENTE : LUIS CARLOS NORONHA E SOUSA
DATA : 17/10/2019
LOCAL: Escola de Ciência e Tecnologia

UMA PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA SOBRE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL PARA O ENSINO MÉDIO.

Sequencia Didática. Ensino de Física. Gravitação Universal.

Nessa dissertação nós desenvolvemos um produto educacional que foi elaborado para ser aplicado no Ensino Médio, servindo como uma alternativa de material acadêmico sobre o ensino do tema de gravitação universal ao professor, em sala de aula. Tendo como objetivo facilitar a aquisição de conceitos sobre esse tema bastante corriqueiro entre os alunos, para alcançarmos esse objetivo, elaboramos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), Marcos A. Moreira e Neusa T. Massoni, 2016, constando de uma sequência didática (S.D), Zabala 1998, sobre o tema gravitação universal. A presente UEPS adota como marco teórico a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1968,2000) em visões clássicas e contemporâneas (Moreira, 2000,2005,2006), a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud (1990; Moreira,2004), as teorias de educação de Joseph D, Novak (1977) e de D.B Gowin (1981).  Adotando assim a filosofia da construção de uma UEPS, em que o ensino só ocorre quando há aprendizagem e esta deve ser significativa; ensino é meio, aprendizagem significativa é o fim; materiais de ensino devem ser potencialmente significativos. Portanto, não existem Sequências do Ensino e Aprendizagem Significativas, nem Unidades de Ensino Significativas, são sempre Potencialmente Significativas, no sentido que podem facilitar a captação e internalização (mental) de significados compartilhados externamente, Marcos A. Moreira e Neusa T. Massoni, 2016. A estrutura dessa UEPS sobre gravitação universal encontra-se detalhada no capítulo 1 dessa dissertação, com seus princípios e suas etapas. Etapas associadas a S.D que utilizamos e desenvolvemos coma nossa experiência em sala de aula ao longo dos anos como educador. Quanto a S.D, está detalhada no capítulo 3, composta de 08 encontros, cada encontro com duração de 50 minutos, sendo iniciada por um questionário inicial; seguido de uma discussão em grupo; depois uma encenação teatral com utilização da sala de aula invertida; aulas expositivas do tema pelo professor; leitura e interpretação de alguns textos; e no último encontro, uma reaplicação do questionário inicial , adaptado com duas novas questões de avaliação da UEPS. Finalmente, verificamos que a UESP, apresentou resultados positivos, melhorando a qualidade do ensino-aprendizagem, como pode ser observado com os resultados obtidos e analisados, com os dados, inseridos no capítulo 4 desta dissertação. No capítulo 5, temos a nossa conclusão e perspectivas, produzimos ainda um produto educacional para o professor de Física utilizar no ensino médio, se desejar, em suas aulas sobre esse tema de bastante curiosidade e interesse dos alunos. Além de produzir um livro paradidático sobre o tema e assuntos correlacionados, que pode ser útil como uma fonte de pesquisa e também como forma de divulgação deste produto educacional, inclusive os capítulos relacionados ao tema desta UEPS estão nos anexos.

Presidente - 2199774 - CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA
Interno - 4857669 - JEFFERSON SOARES DA COSTA
Externa à Instituição - THATYARA FREIRE DE SOUZA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 14/10/2019 15:17