Banca de DEFESA: RAFAELLA SAYONARA MARQUES FERREIRA VIDAL

DISCENTE : RAFAELLA SAYONARA MARQUES FERREIRA VIDAL
DATA : 18/07/2018
LOCAL: ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Ensino de Termodinâmica através da construção de instrumentos de medição de variáveis meteorológicas e da confecção de mini estação meteorológica portátil com Arduino

Ensino de Física; Termodinâmica; Mini estação meteorológica; Arduino; Variáveis de estado termodinâmico.

Ensinar os princípios Termodinâmicos para os alunos do Ensino Médio, não é fácil, tendo em vista a dificuldade de relacionar o cotidiano do aprendiz com o conhecimento acadêmico de forma significativa. Para minimizar as dificuldades encontradas no ensino de Termodinâmica, a presente dissertação tem como intuito propor um manual didático para a confecção de uma mini estação meteorológica portátil. Através da construção desse experimento será possível o estudo das variáveis de estado termodinâmico utilizando o Arduino como plataforma de monitoramento. Inicialmente será apresentada uma breve explanação do ensino da Termodinâmica assim como as técnicas utilizadas neste trabalho que serviram para corroborar a proposta do produto. Em seguida, será abordada a construção de instrumentos que serviram para tornar a aprendizagem significativa por meio da experimentação e da tecnologia. Na sequência, será apresentada a aplicação do produto de ensino no Centro Educacional Agnus Dei. Por fim, será exposto as conclusões da presente dissertação, que explanará pretensões para dar continuidade ao trabalho com acréscimo de alguns sensores e anceia-se submeter esse trabalho a publicação na revista de ensino de Física. Ao final do trabalho o leitor encontrará dois apêndices. O apêndice “A” irá conter alguns registros fotográficos do projeto. No apêndice “B” irá conter o manual com o passo a passo da construção da mini estação meteorológica portátil. Nesse complemento irá incluir uma breve apresentação do hardware e do software, das conexões eletrônicas necessárias para a montagem e o código para dar os comandos aos sensores e ao Arduino Uno. Com esse material fica claro que qualquer pessoa com noções básicas de informática conseguirá montar esse equipamento. Logo, o ensino prático e desenvolvido pelos próprios alunos produziram resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem.

Presidente - 2352793 - DEUSDEDIT MONTEIRO MEDEIROS
Interno - 1717472 - RONAI MACHADO LISBOA