Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLA BASTOS LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELLA BASTOS LEITE
DATA : 01/11/2018
HORA: 08:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA ORAL
TÍTULO:

EFEITO DA LASERTERAPIA NA ATIVIDADE BIOLÓGICA DE CÉLULAS-TRONCO PERIODONTAIS CULTIVADAS SOBRE ARCABOUÇOS DE QUITOSANA


PALAVRAS-CHAVES:

Células-tronco; ligamento periodontal; biomateriais; quitosana; laser de baixa intensidade; proliferação celular; diferenciação celular.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

A reabilitação oral de pacientes com perdas ósseas extensas tem se tornado cada vez mais frequente e o ganho de tecido ósseo representa um desafio na recuperação da função. O laser de baixa intensidade (LBI) é capaz de estimular a proliferação de diferentes tipos celulares, incluindo células-tronco, porém pouco ainda é conhecido sobre sua eficácia na proliferação de células tronco do ligamento periodontal humano (PDLSCs) na superfície de biomateriais poliméricos. O objetivo deste estudo será avaliar a influência do LBI na proliferação e diferenciação osteogênica de PDLSCs cultivadas em arcabouços de quitosana. Células previamente isoladas e caracterizadas serão cultivadas por 24 horas sobre as membranas de Quitosana, para garantir a adesão celular, e então divididas em três grupos: (C) controle não irradiado; (L1) irradiado com dose de 1 J/cm²; e (L4) irradiadas com dose de 4 J/cm². As irradiações serão realizadas com laser diodo InGaAlP, com comprimento de onda de 660 nm, potência de 30 Mw, diâmetro da ponta de 0.01cm² e modo de ação contínuo, em dose única. A viabilidade e a proliferação celular serão avaliadas nos intervalos de 24, 48 e 72 horas apóa a irradiação, através dos ensaios de Alamar Blue e Live/Dead. A morfologia celular será avaliada por MEV nos intervalos de 3, 14 e 21 dias e a coloração com Alizarin Red será utilizada para identificar e quantificar a formação de depósitos de cálcio sobre os arcabouços. Ensaios bioquímicos serão realizados para quantificação dos níveis de fosfatase alcalina e a imunolocalização de osteopontina, osteocalcina e sialoproteína óssea será analisada por imunofluorescência indireta. Os dados quantitativos serão submetidos a testes estatísticos, com nível de significância de 5%.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1258707 - ANTONIO DE LISBOA LOPES COSTA
Interno - 1660087 - BRUNO CESAR DE VASCONCELOS GURGEL
Presidente - 2220417 - CARLOS AUGUSTO GALVAO BARBOZA
Notícia cadastrada em: 19/10/2018 16:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao