Banca de DEFESA: LAURA PRISCILA BARBOZA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAURA PRISCILA BARBOZA DE CARVALHO
DATA : 31/10/2018
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA DA UFRN

EFEITO DE DIFERENTES DOSES DE LASERTERAPIA EM CÉLULAS-TRONCO DENTAIS CULTIVADAS SOBRE ARCABOUÇOS DE ÁCIDO POLILÁTICO

Células-tronco; biomateriais; acido poliláctico; laser de baixa intensidade; proliferação celular

As células-tronco mesenquimais dentais (dMSC) têm sido amplamente utilizadas na engenharia tecidual por sua capacidade de auto-renovação e potencial multi-linhagem. Dentre as dMSCs, as células-tronco da polpa do dente decíduo esfoliado (SHEDs) destacam-se pela facilidade de coleta, capacidade proliferativa e tempo sobrevivência. O objetivo do estudo foi avaliar, através de experimentos in vitro, o efeito de diferentes doses do laser de baixa intensidade (LBI) na atividade biológica de SHEDs cultivadas sobre arcabouços de ácido polilático (PLA). Células previamente isoladas e caracterizadas foram cultivadas sobre filmes de PLA e foram irradiadas ou não (controle) com um laser diodo InGaAlP (660 nm, 30 mW, modo de ação contínuo) em um screening de doses (1, 4, 7.5, 15, 22.5 e 30 J/cm²). A proliferação e viabilidade celular foram analisadas nos intervalos de 24, 48 e 72 h, através dos ensaios do Alamar Blue e Live/Dead. A morfologia celular foi avaliada por MEV no intervalo de 72h. A avaliação do estresse oxidativo foi realizada através das dosagens de malondialdeído (MDA) e glutationa (GSH). Densidades de energia de 1 J/cm² e 4 J/cm² promoveram um efeito estimulador da proliferação celular nos três intervalos de tempo quando comparados ao grupo controle e aos demais grupos irradiados. Por outro lado, doses elevadas de irradiação (22.5 e 30 J/cm²) promoveram redução significativa das células. Verificou-se que a viabilidade celular foi afetada ao longo do experimento nos grupos L22.5 e L30, que apresentaram maior quantidade de células mortas no intervalo de 72h. Na análise por MEV evidenciou-se uma maior densidade celular nos grupos L1 e L4, contrapondo-se às SHEDs arranjadas mais dispersamente nos grupos L22.5 e L30. Em relação ao estresse oxidativo, nos grupos L1 e L4 houve elevação dos níveis de GSH e redução do MDA, mostrando um efeito citoprotetor destas doses. De modo contrário, nos grupos L22.5 e L30 houve redução dos níveis de GSH e elevação do MDA, corroborando com os resultados dos ensaios anteriores. Conclui-se que doses baixas de LBI (1 e 4 J/cm²) promovem proliferação de SHEDs em arcabouços de PLA, enquanto doses elevadas (22.5 e 30J/cm²) promovem ação citotóxica e anti-proliferativa nestas células.

Presidente - 2220417 - CARLOS AUGUSTO GALVAO BARBOZA
Externo à Instituição - FERNANDO JOSE DE OLIVEIRA NOBREGA - UERN