Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIARA DE MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAIARA DE MORAES
DATA: 07/05/2014
HORA: 14:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA ORAL
TÍTULO:

Efeitos clínicos e análise imuno-histoquímica após terapia fotodinâmica com cloro-alumínio ftalocianina em tecidos gengivais de humanos.


PALAVRAS-CHAVES:

Terapia fotodinâmica, RANKL, OPG, RANK, VEGF


PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

Muito embora a terapia fotodinâmica venha sendo utilizada como uma ferramenta útil nos últimos 30 anos em Oncologia, poucos estudos clínicos em Odontologia têm sido conduzidos. A terapia fotodinâmica utiliza fotossensibilizantes atóxicos e seletivos que são administrados nas células alvo seguida de aplicação local de luz visível, produzindo espécies de oxigênios reativas capazes de ocasionar morte celular por apoptose ou necrose, de afetar a vascularidade tumoral, além de exercer um importante papel no sistema imune. Tradicionalmente, derivados das porfirinas de primeira geração vinham sendo utilizados como fotossensibilizadores de escolha, entretanto apresentavam como desvantagens, baixa absorção de luz além de fototoxicidade cutânea. Novas gerações de fármacos, como as ftalocianinas, foram desenvolvidas minimizando estes problemas e apresentando bons resultados no controle tumoral e na atividade antibacteriana. O objetivo deste estudo é o de avaliar os efeitos clínicos e detectar por meio da técnica imunoistoquímica proteínas relacionadas à reabsorção óssea em tecidos gengivais de humanos submetidos à terapia fotodinâmica com nanoemulsão de alumínio-cloroftalocianina.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1258707 - ANTONIO DE LISBOA LOPES COSTA
Interno - 1660087 - BRUNO CESAR DE VASCONCELOS GURGEL
Interno - 344668 - LEÃO PEREIRA PINTO
Notícia cadastrada em: 29/04/2014 16:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao