Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ EDUARDO RODRIGUES JULIASSE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ EDUARDO RODRIGUES JULIASSE
DATA: 23/09/2013
HORA: 09:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA ORAL
TÍTULO:

Estudo da expressão imuno-histoquímica das proteínas MMP-9, MMP-13 e TIMP-1 em ameloblastomas, tumores odontogênicos ceratocísticos e cistos dentígeros.


PALAVRAS-CHAVES:

Ameloblastoma, tumor odontogênico ceratocístico, ceratocisto odontogênico, cisto dentígero, MMP-9, MMP-13, TIMP-1.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

O crescimento dos cistos e tumores odontogênicos é regulado por fatores relacionados tanto aos componentes epiteliais quanto mesenquimais, sendo a invasão tumoral um processo onde as células neoplásicas destroem e infiltram o tecido normal adjacente à massa tumoral principal, através da adesão das células tumorais à matriz extracelular (MEC), sua degradação proteolítica pelas metaloproteinases de matriz (MMPs) e migração celular através da área lesada. Assim, a expressão alterada de proteínas específicas da MEC, associadas à presença exuberante de MMPs e a ausência de expressão dos inibidores de metaloproteinases (TIMPs), podem influenciar o comportamento destas lesões, contribuindo para o crescimento e alta agressividade. Deste modo, muitos estudos apontam que a interação entre as MMPs e TIMPs é considerada um possível fator regulador determinante na proliferação das células tumorais, estabilização e agressividade dos diferentes cistos e tumores odontogênicos. Diante disto, o presente estudo objetiva avaliar a expressão imuno-histoquímica das proteínas MMP-9, MMP-13 e TIMP-1 em espécimes de ameloblastomas, tumores odontogênicos ceratocísticos e cistos dentígeros a fim de relacionar suas participações nos processos de reabsorção óssea, contribuindo para um melhor entendimento dos mecanismos regulatórios e consequente progressão destas lesões.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1258707 - ANTONIO DE LISBOA LOPES COSTA
Interno - 350485 - HEBEL CAVALCANTI GALVAO
Presidente - 350484 - ROSEANA DE ALMEIDA FREITAS
Notícia cadastrada em: 29/08/2013 10:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao