Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIO CARLOS ZEFERINO

LOCAL: https://meet.google.com/kwb-zgfs-jfb

FLUXO DE INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE ACIDENTE DO TRABALHO NO CONTEXTO
DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Processos organizacionais. Fluxo da informação. Acidente do trabalho. Business intelligence (BI).

O processo de acidente de trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem o objetivo prevenir a ocorrência de acidentes, através da implementação de ações, a qual inclui a gestão da informação. Há uma quantidade de acidentes anuais que requer atenção por parte da instituição. Isso demonstra a necessidade de elaboração de estratégias que permitam o controle através da tomada de decisões informadas. Essas ações, feitas de forma sistemática e com constância, favorecem a eficiência, eficácia e, principalmente, a efetividade da segurança do trabalho. Diante deste contexto, este estudo questionou: Como possibilitar a melhoria no processo de acidente do trabalho da UFRN por meio do aperfeiçoamento dos fluxos de informação, aliado à ferramenta de Business Intelligence (BI)? Com o intuito de abordar essa questão, em linhas gerais, procura-se: propor uma ferramenta de Business Intelligence (BI) para melhoria do fluxo de informação no processo de acidente de trabalho na UFRN. E de maneira específica: a) Analisar a percepção dos atores envolvidos quanto à sua participação no fluxo de informação, referente ao processo de acidentes de trabalho; b) Mapear o processo de acidentes do trabalho na UFRN e identificar seu fluxo informacional; c) Identificar as variáveis relevantes quanto a comunicação e análise de acidentes do trabalho; e d) Propor um BI para visualizar dados e/ou indicadores do processo que auxiliem o gerenciamento. Para alcançar estes objetivos foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva, baseada na gestão da informação em um processo organizacional, a partir de um estudo de caso. Quanto aos instrumentos para coleta dos dados serão aplicadas entrevistas semiestruturadas aos sujeitos da pesquisa, e realizadas pesquisas documentais.

Interna - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Externo ao Programa - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO - UFRNPresidente - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Externo à Instituição - WILLIAM BARBOSA VIANNA
Notícia cadastrada em: 15/03/2024 15:13