Présentation

O Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC), criado em 2015, oferece o Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento, tendo como área de concentração Informação na Sociedade Contemporânea e conta com duas linhas de pesquisa. Tem duração de 24 meses e deve ser integralizado com um mínimo de 360 horas/aula cursadas com aprovação, sendo 180 horas/aula provenientes de disciplinas obrigatórias (3 disciplinas) e 180 horas/aula provenientes de disciplinas optativas (3 disciplinas), além de cumprir as atividades de Proficiência em Língua estrangeira (inglês, espanhol, francês ou alemão), Exame de Qualificação e Dissertação de Mestrado. Para titulação, o mestrando deve ainda obter aprovação de seu trabalho final por banca examinadora qualificada.

 

A área de concentração Informação na Sociedade Contemporânea tem como fim abordar as tendências em teorias, metodologias e práticas na Ciência da Informação. Neste sentido, considera os problemas próprios da sociedade pós-industrial vinculados à produção, difusão, acesso e uso da informação e do conhecimento. O corpo docente é qualificado e diversificado, pois conta com a presença de doutores em diferentes áreas do conhecimento: Biblioteconomia; Comunicação Social - Jornalismo; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Administração; Engenharia de Produção; Ciência da Informação.

 

Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações é a parte da Ciência da Informação que tem como objetivo a aplicação dos fundamentos, metodologias e práticas próprios da Ciência da Informação ao planejamento, desenho, implantação e avaliação de sistemas e unidades de informação adequadas às peculiaridades e características de cada organização e seu entorno. Este Mestrado inclui também a gestão do conhecimento que possuem as organizações, que com um programa adequado, conseguem explicitar como recursos de informação com o fim de permitir sua identificação, organização, análise, preservação e compartilhamento.

 

 

 LINHAS DE PESQUISA:

 

1) Uso, Comunicação e Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da informação e do conhecimento; gestão de dados; gestão documental; inteligência governamental, competitiva e de negócios; auditoria da informação e do conhecimento; fluxos de informação nas organizações; interfaces da gestão da informação e da gestão de processos de negócios (BPM); avaliação da aceitação e do uso de sistemas de informação; gestão de sistemas e tecnologia da informação; alinhamento estratégico e governança de TI; gestão da segurança da informação; segurança de dados e privacidade; segurança cibernética; estudos das redes sociotécnicas, redes sociais e redes de conhecimento; cultura e comunicação organizacional; curadoria de conteúdo; competência em informação, comportamento informacional e práticas informacionais; tomada de decisão; inovação.


Professores associados à linha 1:

Dra. Andréa Vasconcelos Carvalho (líder) 
Dr. André Luiz Dias de França
Dr. Daniel de Araújo Martins 
Dra. Luciana Moreira de Albuquerque
Dr. Wattson José Saenz Peralles

 

2) Organização, Mediação, Tecnologia e Sociedade

Estudos históricos, críticos, epistemológicos e aplicados da Biblioteconomia e da Ciência da Informação; Ética, política e regimes de informação; Direito à Informação; Democratização da Informação; Cultura Informacional; Mediação da Informação e Mediação Cultural; Bibliotecas como dispositivos infocomunicacionais; Competência crítica em informação e Protagonismo Social; Memória social e Patrimônio Cultural; Comunicação científica e Ciência Aberta; Estudos métricos da informação e Visualização da Informação; Humanidades Digitais; Repositórios Digitais; Arquitetura da Informação Digital; Metadados e interoperabilidade em Sistemas de Informação; Organização da Informação e do Conhecimento.


Professores associados à linha 2:

Dra. Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus (líder)
Dr. Alejandro Caballero Rivero
Dr. Fernando Luiz Vechiato
Dra. Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva
Dra. Monica Marques Carvalho Gallotti
Dra. Nancy Sánchez Tarragó
Dra. Patrícia Ladeira Penna Macedo
Dr. Pedro Alves Barbosa Neto

 

 

MISSÃO:

Desenvolver e aprofundar a formação adquirida em cursos de graduação em diversas áreas de conhecimento, visando preparar pesquisadores e profissionais de alto nível que contribuam para o desenvolvimento de suas áreas de atuação e do campo da Ciência da Informação.

 

 

OBJETIVOS DO PPGIC:


  1. Capacitar profissionais e pesquisadores para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos no âmbito da Ciência da Informação, bem como para o desenvolvimento do campo científico.
  2. Formar profissionais e pesquisadores de alto nível capazes de aplicar os conhecimentos técnico-científicos adquiridos na solução de problemas e no desenvolvimento de produtos, processos ou serviços.
  3. Oferecer formação de excelência no âmbito da Ciência da Informação, tendo em vista a formação de profissionais e pesquisadores altamente qualificados.
  4. Transferir conhecimento para a sociedade, no âmbito da Ciência da Informação, a partir da formação de profissionais e pesquisadores de alto nível capazes de atender as demandas específicas de seu eterno laboral e para o desenvolvimento nacional, regional e local.



PERFIL DO EGRESSO:


O egresso do PPGIC deve estar apto a ser um profissional de alto nível, que contribua para o desenvolvimento do campo da Ciência da Informação por meio do estudo de aportes teóricos e metodológicos inter e transdisciplinares a serem refletidos na gestão, organização e avaliação da informação e do conhecimento em distintas ambiências informacionais.

 


Adresse Alternative


Coordination du Programme

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao