Banca de DEFESA: DALVANIRA BRITO RODRIGUES

DISCENTE : DALVANIRA BRITO RODRIGUES
DATA : 08/04/2024
LOCAL: Google Meet < https://meet.google.com/nmu-kpcn-hvu >

INOVAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)/CAMPUS CARAÚBAS NO USO DE BIBLIOTECAS VIRTUAIS DA INSTITUIÇÃO

Bibliotecas universitárias; bibliotecas virtuais; estudos de usuário; comportamento informacional; estudo de caso; UFERSA.

As inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes nas bibliotecas, logo é necessário compreender como estas organizações vivenciam esse momento e como os serviços são direcionados de acordo com as necessidades de seus usuários. Dentre os recursos tecnológicos presentes nas bibliotecas, destacam-se as plataformas de bibliotecas virtuais, ambientes complexos e dinâmicos com recursos que visam facilitar o acesso e uso aos acervos de livros virtuais. As bibliotecas virtuais têm se tornado ferramentas importantes nas bibliotecas universitárias. Torna-se preponderante analisar como se dá a aplicação e o uso dos referidos recursos em contextos específicos. Nesse cenário, surge a problemática da pesquisa: Qual o comportamento informacional da comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Campus Caraúbas, no Rio Grande do Norte, no uso do acervo virtual existente nas bibliotecas virtuais da instituição? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa consiste em: Propor diretrizes norteadoras para as ações da biblioteca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido/Campus Caraúbas, com vistas a potencializar o uso dos acervos das bibliotecas virtuais. Para alcançar o objetivo proposto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: a) realizar levantamento conceitual sobre bibliotecas universitárias e comportamento informacional no uso das bibliotecas virtuais; b) caracterizar a Instituição, os acervos e a comunidade a partir dos documentos institucionais, como também dos relatórios das plataformas virtuais adotadas no Sistema de Bibliotecas da Ufersa; c) verificar as indicações bibliográficas dispostas nos projetos pedagógicos de cursos da instituição em consonância com o acervo físico e virtual da referida biblioteca; d) realizar estudo de caso para verificar o comportamento informacional da comunidade acadêmica da UFERSA/Campus Caraúbas diante das plataformas de bibliotecas virtuais da Instituição. A metodologia empregada foi de abordagem quali-quantitativa e de caráter exploratório descritivo, com método de pesquisa bibliográfico sobre os assuntos concernentes ao tema abordado, pesquisa exploratória documental para a caracterização do lócus bem como estudo de caso com aplicação de questionário. Dessa forma, os caminhos investigativos aplicados nesta pesquisa contribuem com a área do Estudo de Usuários com ênfase no Comportamento Informacional frente à utilização de recursos informacionais virtuais, a exemplo das bibliotecas virtuais. Este estudo propõe melhorias para a Instituição investigada com a elaboração de um Plano para as bibliotecas virtuais. Busca instituir uma abordagem colaborativa no cenário universitário, englobando a Gestão Universitária, o Sistema de Bibliotecas e os departamentos/docentes com foco em iniciativas conjuntas para favorecer o usuário final. Conclui-se que a evolução dos suportes, as mudanças nos perfis dos usuários e suas necessidades informacionais devem ser compreendidas para direcionar as inovações nas bibliotecas universitárias de acordo com as necessidades de seus usuários, alinhadas à estratégia da universidade e às tendências sociais.

Externa à Instituição - ELIANE BEZERRA PAIVA - UFPB
Presidente - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Externa à Instituição - MONICA KARINA SANTOS REIS - UFRN
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI