Banca de DEFESA: ANA HELENA AQUINO PALMEIRA

DATA : 28/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/sox-ifgm-hcy?hs=224

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO PESSOAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

gestão da informação e do conhecimento; gestão da informação pessoal; gestão do conhecimento pessoal; comportamento informacional; competência em informação.

A sobrecarga informacional trouxe a necessidade do desenvolvimento de habilidades individuais em gestão da informação e do conhecimento e na utilização das ferramentas tecnológicas de suporte a estes processos. A gestão da informação e do conhecimento pessoal é uma abordagem recente que combina as temáticas da gestão da informação pessoal, gestão do conhecimento pessoal e competência em informação. Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar a gestão da informação e do conhecimento pessoal dos secretários de departamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para alcançar este objetivo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: (i) Descrever o processo de gestão da informação e do conhecimento pessoal dos secretários; (ii) Verificar as dificuldades e as potencialidades dos secretários na gestão da informação e do conhecimento pessoal; (iii) Propor estratégias de melhoria da gestão da informação e do conhecimento pessoal dos secretários. Os objetivos foram alcançados mediante a realização de uma pesquisa aplicada de caráter descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa e da pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de questionários junto a sessenta e seis servidores técnico administrativos atuantes em secretarias de departamentos acadêmicos no campus central da UFRN. A análise dos dados coletados foi feita por meio da estatística descritiva e da análise de conteúdo. Observou-se que a média das pontuações da escala geral de GICP e seus domínios variou entre valores médios a muito altos dentro da escala. Houve uma preferência pelo contato com outras pessoas na fase de Busca, e foi possível identificar os ambientes virtuais considerados mais fáceis e os mais difíceis para localizar informações de instrução. Na fase de Organização houve maior satisfação com a estrutura de armazenamento em computador pessoal/HD e insatisfação e baixa utilização das estruturas de pastas físicas ou impressões em papel e as anotações em cadernos ou fichários. Observou-se uma preferência pelo compartilhamento de informações e conhecimento de forma virtual. A maior parte dos participantes respondeu que não possui manual de instruções em sua unidade. A partir da análise de conteúdo, foi possível identificar fragilidades na fase de busca e coleta, na utilização das fontes digitais, nas fases de organização, compartilhamento e na fase de criação. Para cada dificuldade evidenciada foram traçadas estratégias de melhoria, tais como o Modelo de Manual da Unidade, a proposta de módulo Normas e Procedimentos no SIPAC e a proposta de Curso de Capacitação em GICP. Por fim, considera-se que os altos níveis de pontuação na escala GICP sugerem que a escala de auto avaliação de GICP é pouco sensível para levantamento das dificuldades enfrentadas, ao que se sugere a realização de estudos futuros que priorizem métodos qualitativos de investigação, e que sejam considerados outros grupos de servidores técnicos administrativos, como os secretários dos cursos de graduação e pós-graduação.

Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interno - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Externo à Instituição - RAYAN ARAMIS DE BRITO FEITOZA - UFPB

Notícia cadastrada em: 16/02/2024 14:39