Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIDETE ALENCAR DE SOUSA

DISCENTE : ELIDETE ALENCAR DE SOUSA
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Google Meet < https://meet.google.com/uku-iyck-wgw >

MEDIAÇÃO CULTURAL: o papel da informação como estratégia de conexão e diálogo na sociedade contemporânea.

Galeria Conviv’Art; Mediação Cultural; Informação Cultural; Espaços de Diálogo.

As mudanças e reestruturações crescentes experimentadas por museus, centros culturais e serviços educativos desde a segunda metade do século XX têm impactado significativamente o seu papel social, educativo e representativo na sociedade atual. Essas transformações têm alterado a forma como essas instituições são percebidas pelo público, e têm levado a uma articulação mais estreita do seu trabalho com a comunidade e o território. Isso é feito através da divulgação de informações culturais e da implementação de estratégias de mediação cultural, que visam criar espaços de diálogo inclusivos, participativos, dinâmicos e reflexivos. Neste sentido, este trabalho dissertativo tem como objetivo ampliar o acesso da comunidade universitária às ações de arte e cultura da Galeria Conviv’Art, para isso, caracterizar a Galeria Conviv’Art, indicando os elementos históricos e organização, bem como identificar os principais fatores que contribuem para a baixa visitação do público universitário na galeria, assim como desenvolver proposta de intervenção que estimule a participação do público universitário nas exposições de Artes Visuais da Galeria Conviv’Art. O percurso metodológico, conta com uma pesquisa empírica, que incluiu a observação da mediação cultural como meio de atrair o público universitário e a realização de cinco entrevistas com os mediadores culturais do serviço educativo em questão. Através da análise deste estudo de caso, compreendemos que os espaços de diálogo são criados por meio de estratégias de mediação cultural, resultando em uma experiência mais significativa para o público, o que por sua vez potencializa a construção de conhecimento e o processo de aprendizagem.

Externo à Instituição - CELLY BRITO LIMA - UFPE
Interna - 1132649 - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS