Banca de QUALIFICAÇÃO: SAUL LINCOLN BEZERRA DE ARAUJO

DISCENTE : SAUL LINCOLN BEZERRA DE ARAUJO
DATA : 01/03/2024
LOCAL: Google Meet < https://meet.google.com/hpq-xtvu-ksz >

Mídias sociais e linguagem simples como ferramentas de fomento à transparência e ao controle social na UFRN.

Transparência, controle social, mídias sociais, administração pública, accountability, democracia, informação,, linguagem simples, design da informação, combate a corrupção.

O presente trabalho tem como objetivo definir estratégias para o uso das mídias sociais como forma de fomentar a transparência e o controle social no contexto das informações financeiras e orçamentárias da UFRN. A interconexão entre Administração Pública e controle social é crucial para promover a accountability e fortalecer a democracia. O controle social, representado pelo envolvimento ativo dos cidadãos, contribui para uma governança transparente. O design de informação e a linguagem simples são fundamentais para tornar esses portais acessíveis. Já as mídias sociais são reconhecidas como ferramentas valiosas para disseminar informações e envolver os cidadãos. A cultura de transparência é vista como essencial para fortalecer o controle social e a participação cívica. Assim, dentro dessa temática, pode-se observar que, mesmo com os portais existentes exigidos por lei, é preciso que melhorias e correções sejam realizadas dentro desse complexo arcabouço teórico/legal e que novos meios possam surgir para o fortalecimento ao combate da corrupção através da transparência via mídias sociais e a utilização da linguagem simples. A pesquisa destaca a relevância da utilização dessas ferramentas, visando melhorar o acesso e compreensão de informações financeiras na UFRN, apontando que, apesar da transparência da universidade, os dados nem sempre são acessíveis e compreensíveis. Propõe que as mídias sociais possam impulsionar a participação direta na gestão universitária, beneficiando a administração e fortalecendo o controle social. O estudo busca explorar como essas plataformas promovem transparência e controle social, proporcionando uma administração mais inclusiva. Destaca a contribuição para a área ao fornecer insights sobre o uso eficaz dessas plataformas. Além disso, ressalta o impacto social positivo, promovendo uma sociedade mais informada e engajada. Profissionais da Ciência da Informação e gestores podem utilizar os resultados para aprimorar estratégias de comunicação e fortalecer a transparência. Cientificamente, a pesquisa preenche uma lacuna, gerando conhecimento teórico e prático, visando contribuir para uma instituição mais forte e inovadora, destacando-se na administração e governança. Dada a importância dos portais como figura de destaque no exercício da cidadania através do controle social e a possibilidade de fiscalizar e contribuir para a redução da má aplicabilidade dos recursos públicos, parte da iniciativa inovadora dos órgãos buscarem novos meios que permitam que essas informações possam ser disponibilizadas através de outros canais e que as mesmas estejam em uma linguagem focada em seu usuário final. Como metodologia o seu método de abordagem utilizado sendo o indutivo, uma pesquisa exploratória e do tipo monográfico. Quanto aos meios será utilizada pesquisa bibliográfica e a documental através da pesquisa na literatura e da análise das mídias sociais e do portal de transparência da universidade, sua natureza será qualitativa e quanto aos seus fins ela será do tipo descritiva.

Externo à Instituição - FELIPE JOSÉ GURGEL DO AMARAL
Presidente - 3061498 - NANCY SANCHEZ TARRAGO
Interno - 2087429 - PEDRO ALVES BARBOSA NETO
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 08:08