Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO PEREIRA DO REGO

DISCENTE : RICARDO PEREIRA DO REGO
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/fpp-fted-caw >

COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS GESTORES E PRÁTICAS DE SEGURANCA E PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Segurança no Trabalho; Comportamento Informacional; Prevenção de Incêndios

A preocupação com a prevenção de riscos e a promoção de ambientes seguros, temas centrais no campo da Segurança no Trabalho, progressivamente vem sendo incorporados à missão e objetivos organizacionais modernos. No âmbito das universidades federais, a disseminação de informações é essencial à criação de um ambiente seguro para a comunidade acadêmica, cabendo aos gestores garantir que todos estejam cientes das melhores práticas e preparados para agir de maneira adequada em situações de emergência e, neste sentido, a analise do comportamento informacional se configura como um aspeto importante para que se tenha uma maior compreensão sobre como são enfrentados os desafios inerentes à segurança nas instituições publicas de ensino superior brasileiras. O comportamento informacional está relacionado às diversas formas como o sujeito interage com a informação, indicando como este se apropria, processa e a utiliza quando há necessidade. Assim, esta pesquisa objetiva analisar o comportamento informacional dos gestores quanto à segurança e praticas preventivas concernentes à manutenção dos equipamentos de proteção coletiva no âmbito do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A investigação caracteriza-se como sendo um estudo descritivo no qual se adotará como procedimento técnico o estudo de caso e terá como participantes os servidores técnico-administrativos que compõem o quadro funcional do CCET -UFRN que exerçam atividades relacionadas à gestão da segurança. A coleta dos dados dar-se-a por meio de analise documental e aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas baseado nas fases do modelo Information Search Process - ISP, de Carol Kuhlthau. Os resultados serão discutidos à luz das teorias do Comportamento Informacional, buscando-se aplicar o conhecimento obtido no desenvolvimento de estratégias informacionais mais eficazes, de modo a otimizar o processo de tomada de decisão quanto à prevenção e promoção de uma cultura de segurança nos contextos de trabalho.

Interna - 4894925 - ILAYDIANY CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA
Presidente - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Externo à Instituição - MIGUEL CABRAL DE MACÊDO NETO - IFRN
Notícia cadastrada em: 08/12/2023 06:33