Banca de DEFESA: REBEKA MARIA DE CARVALHO SANTOS GODEIRO

DISCENTE : REBEKA MARIA DE CARVALHO SANTOS GODEIRO
DATA : 05/12/2023
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/ocw-iznz-mwc >

Educação continuada como contributo para o desenvolvimento das práticas informacionais dos bibliotecários do Instituto Federal da Paraíba

Educação continuada. Práticas informacionais. Discurso do Sujeito Coletivo. Modelo Bidimensional de Práticas Informacionais - Versão Estendida. Bibliotecários - IFPB.

Analisa como a educação continuada contribui para o desenvolvimento das práticas informacionais dos bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. De maneira específica visa: a) Mapear as ações de educação continuada acadêmica realizada pelos bibliotecários do Instituto Federal da Paraíba; b) Identificar o discurso dos bibliotecários do IFPB enquanto sujeito coletivo em relação às suas práticas informacionais; c) Propor uma rede de conhecimento de bibliotecários do Instituto Federal da Paraíba com o propósito de compartilhar as boas práticas realizadas em cada biblioteca. O referencial teórico é formado pela contextualização histórica e conceitual das temáticas: educação continuada e prática informacional no contexto profissional, bem como apresenta um panorama geral da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da qual o Instituto Federal da Paraíba é integrante. De caráter descritivo, a pesquisa optou pelo método monográfico e fez uso das técnicas de aplicação de questionário e entrevista estruturada. A construção do instrumento de coleta de dados, entrevista, foi embasada pelo Modelo Bidimensional de Práticas informacionais - Versão Estendida de Yeoman (2010). A análise dos dados coletados da entrevista acontecerá à luz da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. O universo é formado por vinte e nove bibliotecários do Instituto Federal da Paraíba, entretanto a amostra será composta pelos bibliotecários que estão lotados em bibliotecas, ou seja, vinte e três bibliotecários. Apresenta uma análise acerca dos resultados obtidos a partir de uma triangulação metodológica, ou seja, entre os resultados obtidos na aplicação do questionário, dos depoimentos coletados durante as entrevistas e o referencial teórico. Identifica as conexões entre as práticas informacionais dos bibliotecários do IFPB, com as etapas sugeridas no Modelo aplicado. Como projeto de intervenção, propõe a criação de uma rede de conhecimento e de compartilhamento de boas práticas entre as bibliotecas do Instituto. Conclui-se que a educação continuada é imprescindível para os profissionais se manterem atualizados, que as demandas informacionais do cotidiano do trabalho do bibliotecário, exige de uma postura multidisciplinar, forçando a desenvolver práticas informacionais compatível com as necessidades de informação do seu público.

Externo à Instituição - KEITTY RODRIGUES VIEIRA MATTOS - UFSC
Presidente - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Notícia cadastrada em: 23/11/2023 11:25