Banca de DEFESA: LEONARDO MARCOS DE MENEZES

DISCENTE : LEONARDO MARCOS DE MENEZES
DATA : 30/10/2023
LOCAL: https://meet.google.com/zkd-qevz-cnp

NECESSIDADES INFORMACIONAIS E COMPORTAMENTO DE BUSCA DA INFORMAÇÃO: ENFOQUE NO PORTAL DA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

comportamento informacional; comportamento de busca da informação; gestão da Informação; usuários; Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas-UFRN.

O cerne da sociedade da informação é caracterizado tanto pelo desenvolvimento e uso de ferramentas digitais capazes de potencializar e intensificar as capacidades humanas de produzir, consumir e armazenar informação, quanto por apresentar novas condições para o seu processamento por meio do aperfeiçoamento contínuo das tecnologias disponíveis. Nessa direção, um dos contextos que se percebe como um lócus dessas constantes transformações e adequações é o ambiente organizacional. O cenário atual em que essas organizações estão inseridas se mostra cada vez mais exigente quanto à qualidade, transparência, trato e a gestão da informação bem como os comportamentos associados a este processo. Neste contexto, garantir o pleno acesso à informação com qualidade e eficácia tem se tornado tarefa fundamental, impactando, sobremaneira, no funcionamento destas instituições. Assim, as instituições públicas enquanto organizações sem finalidade de lucro, prestam relevantes serviços à sociedade seja para seus usuários internos quanto externos. Nesse tipo de organização, a gestão eficiente dos fluxos informacionais é essencial para os processos de tomada de decisão, necessitando um acompanhamento contínuo e eficaz sobre as informações que são produzidas, disponibilizadas e armazenadas. Isso posto, o presente estudo tem como objetivo analisar as necessidades informacionais dos usuários internos da web página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN, à luz dos fatores emocionais propostos por Kuhlthau (1991). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica considerando assuntos relativos à Gestão da Informação, Comportamento Informacional e Ambientes Informacionais Digitais. A pesquisa foi de abordagem quanti-qualitativa; quanto à natureza foi aplicada, e em relação aos objetivos, é classificada como descritiva e exploratória com uso de método monográfico. Para a coleta de evidências empíricas, utilizou-se um questionário semiestruturado aplicado aos usuários internos da web página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN. A análise dos dados foi feita por meio de estatística simples. Os resultados obtidos apontam satisfação por parte dos usuários internos do portal mas no entanto, foi indicada a necessidade de  perfeiçoamento na estrutura do site especificamente em relação a conteúdo, layout e organização de categorias temáticas. Foi percebido que no contexto do Comportamento Informacional, o modelo de Kuhlthau (1991) foi essencial, uma vez que norteou a identificação das necessidades informacionais dos usuários bem como as soluções propostas para preencher tais lacunas. Foi concluso que os objetivos foram alcançados em sua totalidade e que os resultados podem contribuir para o aprimoramento das ferramentas informacionais e com a otimização dos fluxos de informação no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de pavimentar caminhos para futuras pesquisas que que trate e aprofundem o tema.

Interno - 2086430 - FERNANDO LUIZ VECHIATO
Externa à Instituição - GABRIELA BELMONT DE FARIAS