Banca de DEFESA: SARA SUNARIA DE ALMEIDA SILVA XAVIER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARA SUNARIA DE ALMEIDA SILVA XAVIER
DATA : 14/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/euf-ubgh-gcy
TÍTULO:

Avaliação do estágio curricular obrigatório em Biblioteconomia: estudo de caso na Biblioteca Central
Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte


PALAVRAS-CHAVES:

Estágio Supervisionado; Competências profissionais-Biblioteconomia; Diretrizes Curriculares Nacionais-Biblioteconomia; Formação profissional; Biblioteconomia.


PÁGINAS: 217
RESUMO:

A Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,
insere em suas mais variadas atividades, o estágio obrigatório dos alunos do curso de
Biblioteconomia, que oportuniza a ponte entre teoria e prática profissional bem como
o desenvolvimento das suas competências profissionais dentro da atividade. Visto a
importância e carência de estudos voltados para sua avaliação dentro desse
ambiente, a pesquisa analisa a inserção das competências profissionais inseridas nas
Diretrizes Curriculares Nacionais nas competências previstas para serem
desenvolvidas nas atividades e processos atuais do estágio obrigatório na Biblioteca
Central Zila Mamede tendo como objetivo geral propor ações e estratégias de
melhoria para contribuição do desenvolvimento das competências profissionais na
atividade do estágio tendo como objetivos específicos, a realização do mapeamento
das competências profissionais desenvolvidas nos processos e atividades de cada um
dos setores que acompanham o estágio, o conhecimento das percepções dos alunos,
supervisores e professores orientadores sobre características organizativas e
atividades do estágio obrigatório e o comparativo entre as competências profissionais
previstas inseridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de
Biblioteconomia e as competências previstas para serem desenvolvidas nos
processos e atividades do estágio. Os procedimentos metodológicos foram de
natureza aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo
incluiu como métodos, a pesquisa bibliográfica para a formação do arcabouço teórico,
pesquisa documental do relatório final do estágio e questionários aplicados aos
alunos, supervisores e professores envolvidos na atividade. A análise dos dados foi
realizada através da estatística descritiva simples e análise de conteúdo. Em seus
resultados, a análise documental destacou a estrutura departamentalizada da
biblioteca e rica oportunidade de prática profissional, porém sentiu-se carências
estruturais na inserção avaliativa das competências profissionais no relatório final,
reforço em alguns conhecimentos teóricos para a prática do estágio e fluidez
comunicacional entre os alunos, supervisores e professores orientadores nesse
período. Nos questionários, foram observadas percepções semelhantes relacionadas
ao relatório final e compromisso dos supervisores no estágio. Além disso, verificação
de um perfil profissional maduro e preparado para o recebimento dos alunos, carência
de conhecimento dos supervisores sobre instrumentos norteadores do curso,
presença das competências profissionais na atividade passivo de melhorias,
organização avaliada como de grande importância, apesar dos aspectos organizativos
terem percepção de melhoria para os professores. Houve unidade entre os alunos
sobre a maioria dos conteúdos vislumbrados no curso e diferenciação entre as outras
amostras sobre as percepções de fluidez comunicacional e experiência na modalidade
remota. O paralelo entre as análises dos instrumentos e o comparativo entre as
competências previstas nas diretrizes curriculares nacionais e as desenvolvidas nos
processos e atividades do estágio, permitiu concluir que elas estão inclusas na
atividade e passivas de melhorias em alguns aspectos descritas por meio de
propostas para sua organização, atividades e processos, teoria e prática,
responsáveis, modalidade remota e presencial, aspecto comunicacional e relatório
final, na qual o último já se encontra inserido com o modelo adaptado na pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - GABRIELA BELMONT DE FARIAS
Interna - 1132649 - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
Interna - 3061498 - NANCY SANCHEZ TARRAGO
Notícia cadastrada em: 12/07/2023 12:24
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