Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLYANNY PAMELA ARAUJO CELESTINO DA SILVA

DISCENTE : WILLYANNY PAMELA ARAUJO CELESTINO DA SILVA
DATA : 26/06/2023
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/vht-zizc-kzj >

Auditoria aplicada à qualidade da informação: em foco o dimensionamento da força de trabalho de uma instituição federal de ensino superior

Qualidade da informação. Auditoria da informação. Dimensionamento da força de trabalho. Gestão de pessoas.

Uma preocupação que as organizações atuais precisam ter, é verificar se a força de trabalho que possuem é suficiente para o pleno atendimento de suas demandas. No âmbito do poder público federal, o modelo referencial de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) criado pelo Ministério da Economia em parceria com a Universidade Federal de Brasília, de autoria de Serrano et al. (2018), tem contribuído para esta compreensão, pois traz informações relevantes no tocante ao planejamento de pessoal, recursos e demandas. Tal modelo foi implementado em 2021 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob o formato de um piloto para verificar sua aderência a uma instituição pública de ensino superior. A informação se mostra como o principal insumo para implementação deste modelo, assim, sua qualidade é essencial para que os resultados gerados se aproximem da realidade e contribuam para um processo decisório de gestão de pessoas assertivo. Durante a implementação do modelo, a UFRN enfrentou dificuldades relativas às informações para o seu preenchimento. Tais dificuldades levam ao questionamento sobre a qualidade das informações utilizadas. Desse modo, a problemática que norteia esta pesquisa é: Como os produtores avaliam os atributos da qualidade da informação utilizada para o preenchimento do DFT da UFRN? Assim, o objetivo geral deste estudo é auditar a qualidade das informações utilizadas no preenchimento do modelo referencial de DFT na UFRN, na percepção de seus produtores. Para a consecução destes objetivos foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) Identificar os atributos da qualidade da informação segundo a literatura pertinente; b) Verificar a observância dos atributos da qualidade da informação no preenchimento das informações do piloto de DFT da UFRN; c) Identificar as principais dificuldades experimentadas durante o processo de preenchimento das informações do piloto de DFT da UFRN; e d) Propor recomendações que contribuam para o aperfeiçoamento da qualidade da informação utilizada no DFT da UFRN. O método de abordagem desta pesquisa será o indutivo com procedimentos estatístico e monográfico (estudo de caso) e abordagem mista (quantitativa e qualitativa). Quanto aos objetivos, será caracterizada como descritiva de natureza aplicada. Sobre as técnicas de pesquisa, será utilizado como guia o modelo de auditoria de inteligência elaborado por Carvalho (2022) somado à pesquisa bibliográfica, à aplicação de questionários e grupo focal. Para a análise dos dados, serão utilizados os recursos da estatística descritiva e a técnica de análise de conteúdo. Por fim, como resultado deste estudo, pretende-se contribuir com o aprimoramento da qualidade da informação utilizada no DFT da UFRN, lançando luz para o debate acerca da temática na instituição, bem como para a Administração Pública Federal, de modo a trazer melhorias para a informação do DFT, contribuindo com o aperfeiçoamento da alocação de pessoal no serviço público e o aumento da eficiência na prestação de serviços à sociedade.

Externo à Instituição - PEDRO PAULO MURCE MENEZES CAVALCANTE - UnB
Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO