Banca de QUALIFICAÇÃO: REGILEUZA RODRIGUES CAMPELO BEZERRA PAZ

DISCENTE : REGILEUZA RODRIGUES CAMPELO BEZERRA PAZ
DATA : 01/06/2023
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/uvs-sxkt-wjb >

MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA

Comunicação Pública da Ciência. Comunicação Científica. Gestão do Conhecimento Científico

A comunicação científica é um processo importante para a disseminação dos resultados de pesquisas científicas para a comunidade científica e para a sociedade em geral. No entanto, esse processo pode apresentar algumas dificuldades que não permitem que esse conhecimento seja compartilhado de forma ampla e efetiva, o que pode comprometer o avanço da ciência e tecnologia em benefício da sociedade. Nesse cenário, a gestão do conhecimento do científico ganha relevância podendo ser usada como estratégia para a resolução dessa problemática. Assim, essa pesquisa busca mapear as práticas de comunicação científica realizadas no Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com vistas a propor ações para implantação de estratégias de comunicação publica da ciência neste âmbito. A pesquisa tem como intuito responder à questão norteadora: “Como implantar uma cultura de Comunicação Pública da Ciência por parte dos pesquisadores do Centro de Biociências à luz dos preceitos da Gestão do Conhecimento Científico?”. Para descrever e explicar os fenômenos que serão estudados, será uma pesquisa mista com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, com o método de abordagem indutivo e o método de procedimento monográfico. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas e questionários semiestruturados aplicados aos líderes dos grupos de pesquisa do centro com vistas a identificar e mapear as práticas de comunicação cientifica desta comunidade, bem como pesquisa documental e bibliográfica.

Presidente - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Interna - 3061498 - NANCY SANCHEZ TARRAGO
Externa à Instituição - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN - UFPB
Notícia cadastrada em: 16/05/2023 09:51