Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO SILVA SOUSA

DISCENTE : DIEGO SILVA SOUSA
DATA : 23/03/2023
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/czv-bgaf-fco >

Proposições para a Gestão da Informação na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte

Gestão da Informação; Gestão Documental; Clínica-Escola de Fonoaudiologia-UFRN.

No cenário das organizações contemporâneas, a informação vem sendo cada vez mais consolidada como recurso estratégico na medida em que adquire mais valor e influencia diretamente nos processos decisórios organizacionais. Nas instituições públicas, muito embora o lucro e a competitividade não sejam pontos prioritários a serem alcançados, o cenário se assemelha, na busca por melhoria dos processos, redução do retrabalho, aumento na qualidade dos serviços prestados. Para tanto, as organizações têm se preocupado em buscar formas de melhor gerir a informação que se materializa em forma de documentos, seja ela oriunda do ambiente externo ou produzida internamente, mas que precisa ser analisada, processada, armazenada e recuperada na medida em que os processos organizacionais acontecem. Neste contexto, a gestão da informação e a gestão documental mais especificamente, ganham ênfase como estratégias aliadas à busca pelo melhor controle da massa documental produzida neste âmbito. Considerando as necessidades de aperfeiçoamento dos processos ligados ao gerenciamento de fluxo documental da Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UFRN, visando maior agilidade e precisão no armazenamento, processamento e recuperação e difusão da informação, aumento na qualidade dos serviços neste ambiente no tocante a segurança e privacidade dos documentos gerados, resolvendo problemas como a perda de documentos essenciais para a unidade, esta pesquisa tem como objetivo geral: diagnosticar como se dá o uso e o fluxo da informação na Clínica-Escola com vistas a proposição de estratégias de gestão documental para a unidade. Buscando o alcance do objetivo geral, de forma específica visa: Identificar e categorizar as tipologias documentais presentes na Clínica- Escola de Fonoaudiologia; Identificar o perfil dos beneficiários dos serviços prestados pela Clínica-Escola; Verificar o nível de satisfação dos pacientes na prestação dos serviços; Mapear os processos de fluxo documental em uso na Clínica-Escola; Identificar os gargalos presentes no fluxo documental; Propor mudanças no fluxo de informações por meio de ferramentas da gestão documental. Quanto à metodologia, a pesquisa terá uma abordagem quali-quantitativa, e obedecerá a se classificando quanto aos meios e aos fins. Quanto aos fins, será do tipo Exploratória, Descritiva e Aplicada. Quanto aos meios, a pesquisa será do tipo pesquisa participante, considerando a participação do pesquisador e dos sujeitos inseridos no contexto analisado. o método de procedimento adotado nesta pesquisa será o monográfico e os métodos de coleta de dados utilizados serão a aplicação de questionários, bem como a utilização de entrevistas, além da pesquisa documental e bibliográfica.

Interna - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Presidente - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI