Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA SUNARIA DE ALMEIDA SILVA XAVIER

DISCENTE : SARA SUNARIA DE ALMEIDA SILVA XAVIER
DATA : 16/03/2023
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/iic-wpko-cmo >

Avaliação do estágio curricular obrigatório em Biblioteconomia: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estágio Supervisionado; Competências profissionais – Biblioteconomia; Diretrizes Curriculares Nacionais – Biblioteconomia; Biblioteconomia; Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Dentre os vários objetivos que a biblioteca universitária possui, encontra-se o de auxiliar nas atividades desenvolvidas dentro do ambiente da Universidade. Na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), da universidade Federal do rio Grande do Norte, a supervisão do estágio obrigatório dos alunos do curso de Biblioteconomia é uma das atividades mais importantes. Durante esse estágio os alunos realizam a ponte entre os aspectos teóricos estudados em sala de aula e a prática profissional, servindo de base para sua futura atuação profissional. Dentro desse escopo, percebe-se a importância de verificar se a organização atual do estágio obrigatório na BCZM, que inclui um rol de competências profissionais, se corresponde com as diretrizes curriculares nacionais inseridas na CNE/CES nº492/2001. A partir daí, o objetivo dessa pesquisa é propor ações e estratégias que contribuam com a melhoria da supervisão e organização do estágio na biblioteca. Serão utilizados procedimentos metodológicos de natureza aplicada, exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa O estudo inclui como métodos a pesquisa bibliográfica, documental e o levantamento de dados, por meio de questionários envolvendo os alunos e orientadores internos do estágio da Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Se houver necessidade, será aplicada uma entrevista apenas com os supervisores do estágio. A análise dos dados será realizada através da Estatística descritiva simples e análise de conteúdo.

Externa à Instituição - GABRIELA BELMONT DE FARIAS - UFC
Interna - 1132649 - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS